Até o dia 8 de março, a Prefeitura de Caçapava estará promove mutirão de limpeza urbana e uma campanha de conscientização para o combate à Dengue e aos escorpiões. As ações, que tiveram início em novembro do ano passado, agora, serão direcionadas aos seguintes bairros: Vila Santos, Vila Nali, Jardim São José, Vila Quirino, Vila Pantaleão, Vila André Martins e Jardim Rafael. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Objetivo das Ações para combater Dengue e Escorpiões:
- Eliminar pontos de descarte irregular de lixo.
- Reduzir criadouros do mosquito Aedes aegypti.
- Diminuir a infestação de escorpiões.
As secretarias de Saúde (Vigilância Epidemiológica e Zoonoses) e de Obras (Serviços Municipais), com o apoio da Defesa Civil do Município, estão coordenando as atividades.
Atividades Planejadas nos Bairros Alvos:
- Vila Santos
- Vila Nali
- Jardim São José
- Vila Quirino
- Vila Pantaleão
- Vila André Martins
- Jardim Rafael
Equipes de Limpeza Urbana: Profissionais estarão atuando diretamente nas ruas desses bairros, recolhendo resíduos e lixos descartados irregularmente em áreas públicas, contribuindo para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e diminuindo a incidência de escorpiões.
Caminhão de Cata-Bagulho: Um caminhão estará disponível para recolher materiais inservíveis deixados pelos moradores na calçada. O serviço estará disponível nos dias 21, 23, 27, 29 de fevereiro e 5, 7 e 8 de março, das 7h às 12h, nos bairros mencionados.
Visitas Casa a Casa: Equipes da Dengue e agentes comunitários de saúde visitarão residências diariamente para orientar os moradores sobre acondicionamento adequado de lixo, identificação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue e medidas preventivas contra escorpiões. Essas visitas têm como objetivo promover a conscientização e engajamento da população na manutenção de ambientes limpos e seguros.
Essas atividades visam não somente à limpeza urbana, mas também à promoção da saúde pública e à prevenção de doenças, como a Dengue e acidentes com escorpiões, garantindo um ambiente mais seguro e saudável para todos os moradores desses bairros em Caçapava.
Até o momento, Caçapava registrou 49 casos positivos de Dengue até o dia 15 de fevereiro deste ano, com cinco deles adquiridos dentro do Município. Embora a situação não seja alarmante, a população é encorajada a manter cuidados e medidas preventivas, especialmente diante da rápida proliferação do mosquito transmissor e das condições favoráveis com tempo chuvoso e clima quente.
*Foto de Capa: Felipe Barros/Pref. Itapevi
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Leia mais
Prefeitura de São José dos Campos abre 1.000 vagas gratuitas para castração de cães e gatos. Saiba detalhes
Moradores protestam pelo corte de gás em condomínio de São José dos Campos
Estágio na Eaton tem vagas exclusivas para mulheres. Saiba como concorrer