Prefeitura de São José dos Campos manda recolher livros que falam de Marielle Franco das escolas municipais. A Secretaria de Educação demorou seis meses para descobrir que a publicação não serve. A determinação foi feita via mensagem eletrônica na terça-feira (11) e cumprida nesta quarta (12/06). O livro recolhido conta histórias de 20 pesquisadoras que alcançaram posições antes restritas a homens. A maioria das mulheres mencionadas no livro “Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas”, é brasileira e negra. ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
O livro fala também de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, assassinada em 2018, ao lado do motorista Anderson Gomes. O recolhimento dos livros deixou professores das escolas municipais da cidade surpresos. Os professores alegam que a decisão de recolhimento foi unilateral, sem justificativa e sem diálogo.
O livro, “Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas” foi escrito pela juíza Flávia Martins, que é magistrada do Tribunal de Justiça de São Paulo e juíza auxiliar no STF (Supremo Tribunal Federal), e foi lançado em julho 2022.
O vereador Thomaz Henrique (PL) entrou em contato com a reportagem e esclareceu que o pedido de retirada dos livros das escolas de São José dos Campos aconteceu porque a publicação promove o aborto.
Outro lado
Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos confirmou que o livro “Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas” foi recolhido das unidades de ensino. Segundo a administração, a retirada da obra das salas de leitura se deu para que “o conteúdo seja reavaliado pela equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania”. O motivo da reavaliação não foi informado.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Leia mais
Atenção para alterações na Via Dutra em São José dos Campos por causa das obras
Caçamba de caminhão tomba na Serra da Tamoios e pista está parcialmente bloqueada sentido litoral
Atenção para as interdições viárias em Taubaté devido às eleições