Motoristas de ônibus aprovaram uma greve em assembleia realizada nesta sexta-feira (05/07), afetando o transporte público em São José dos Campos, Jacareí e Taubaté. As assembleias ocorreram às 10h e às 15h, na sede do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, e em locais equivalentes nas outras duas cidades. A decisão de paralisação foi unânime entre os motoristas e funcionários do transporte. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Com a aprovação da greve, o Sindicato dos Condutores encaminhou o estado de greve à Busvale, entidade que representa as empresas de ônibus das três maiores cidades do Vale do Paraíba. A partir de agora, um prazo de 72 horas será contado, após o qual os ônibus poderão parar a qualquer momento. Caso não haja uma contraproposta satisfatória do Sindicato Patronal, a paralisação dos ônibus poderá ocorrer logo após o feriado de terça-feira (09).
As empresas de ônibus propuseram um reajuste salarial de 3,8%, além de um aumento de 4% nos benefícios, proposta que foi rejeitada pela categoria. O Sindicato dos Condutores apresentou uma proposta inicial de 10% para negociações, mas, segundo o presidente Ronaldo Costa, não houve avanços significativos. O sindicato busca um aumento real para os motoristas e funcionários das empresas de ônibus.
Em entrevista exclusiva ao Vale 360 News, Ronaldo Costa, presidente do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, detalhou o processo que levou à decisão de greve. “Os diretores já saíram para protocolar o aviso de greve no sindicato patronal e nas empresas. A partir do momento que for protocolado, contando 72 horas, a qualquer momento a direção do sindicato estará na porta das empresas. Estamos abertos ao diálogo a qualquer momento. Só vamos usar essa arma da greve se o sindicato patronal continuar brincando da forma que está, pois não vamos abrir mão de aumento real, do plano odontológico e de garantir as cláusulas da nossa convenção coletiva.”
Sobre o prazo de 72 horas, Ronaldo Costa esclareceu: “A partir de segunda-feira à tarde, a qualquer momento o transporte nessas três cidades pode parar, caso não haja uma contraoferta nesse período. A decisão de quando agir será interna da diretoria, mas a população deve estar ciente que após 72 horas tudo pode acontecer. Não queremos chegar a esse ponto, mas, se não tiver outro jeito, vamos partir para a luta, pois muitas vezes só conseguimos garantir os direitos dos trabalhadores na luta.”
Ronaldo Costa também destacou a mobilização dos trabalhadores: “Nunca vi o sindicato da forma que vi hoje. Esse é o resultado do nosso trabalho de mobilização. A próxima campanha salarial queremos ainda mais participação da categoria, pois eles estão dando a resposta. Isso é muito importante para nós.”
Outro lado
A Busvale, que representa as empresas se manifestou por meio de nota: “A Busvale, associação das empresas de transporte de passageiros do Vale do Paraíba, recebe com surpresa a informação sobre uma possível paralisação do transporte público municipal em São José dos Canpos, Taubaté e Jacareí.
A entidade informa que segue aberta para as negociações com o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba visando equilibrar as demandas sindicais com as capacidades operacionais das empresas, conforme estabelecido nos contratos vigentes”.
As Prefeituras de Jacareí, São José dos Campos e Taubaté foram procuradas para se posicionarem a respeito de uma possível greve, porém até o momento não se manifestaram.
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias de turismo. Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DE SJC. É GRÁTIS!
GRUPO DE NOTÍCIAS DE JACAREÍ. É GRÁTIS
ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DE TAUBATÉ. É GRÁTIS!
SITUAÇÃO DAS RODOVIAS EM TEMPO REAL. ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Banca da Tia Vilma mantém tradição centenária dos doces caseiros e da taiada no Mercado Municipal de Caçapava
Vereadores aprovam aumento para servidores em Jacareí, mas greve não está descartada
Jacareí abre investigação para apurar a morte de 5 cães durante mutirão de castração