"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Audiência Pública de termelétrica em São José dos Campos dura menos de 30 minutos é novamente suspensa pelo IBAMA

Advertisement

Audiência Pública de termelétrica em Caçapava dura menos de 30 minutos é novamente suspensa pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente). A reunião aconteceu em um hotel de São José dos Campos e teve centenas de participantes, que durante todo o tempo fizeram muito barulho, em protesto contra a instalação da usina. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Os trabalhos referentes à audiência pública começaram com 52 minutos de atraso, por volta de 19h52 e se estenderam até 20h21, quando foram encerrados pelo presidente da mesa e funcionário do IBAMA, Edmilson Maturana. Ele alegou que não havia condições para continuar com a reunião.

A audiência chegou a ter uma apresentação da Natural Energia, que é a empresa que pretende construir a maior usina termelétrica da América Latina. A usina teria condições de abastecer até 1,5 milhão de consumidores.

Quando percebeu que não iria conseguir realizar os trabalhos de forma satisfatória, o IBAMA decidiu suspender novamente a reunião. Na terça-feira (02), a audiência em Caçapava já havia sido suspensa.

Estes encontros foram marcados pelo IBAMA sob determinação da Justiça, mesmo com o estudo apresentado pela Natural Energia tendo sido reprovado. O IBAMA deu novos prazos para a empresa apresentar respostas às demandas apontadas no estudo inicial.

De acordo com Edmilson Maturana, os documentos das audiências públicas serão enviados à procuradoria do IBAMA e ao Tribunal Regional Federal.

Outro lado

A reportagem procurou a Natural Energia, que se manifestou por meio de nota dizendo que “o ambiente conturbado com atitudes antidemocráticas impediu a realização da fase de perguntas e respostas” e que está pronta para dar esclarecimentos a respeito do projeto e tirar todas as dúvidas.

Nota da Natural Energia

“A audiência pública da termelétrica de Caçapava foi aberta, instalada e suspensa pelo IBAMA após a apresentação da Natural Energia e antes da fase de debates. O ambiente conturbado com atitudes antidemocráticas impediu a realização da fase de perguntas e respostas. Terminada a fase de apresentação, o IBAMA indagou aos participantes se tinham interesse na fase de debates, ao que ouviu um sonoro não.

A Natural Energia está pronta para prestar esclarecimentos a respeito do projeto e tirar todas as dúvidas. Todas as perguntas que foram apresentadas por escrito nas duas audiências serão respondidas no âmbito do processo de licenciamento”.

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias de turismo. Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo. 

Siga nosso Instagram