Audiência Pública de termelétrica em Caçapava dura menos de 30 minutos é novamente suspensa pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente). A reunião aconteceu em um hotel de São José dos Campos e teve centenas de participantes, que durante todo o tempo fizeram muito barulho, em protesto contra a instalação da usina. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Os trabalhos referentes à audiência pública começaram com 52 minutos de atraso, por volta de 19h52 e se estenderam até 20h21, quando foram encerrados pelo presidente da mesa e funcionário do IBAMA, Edmilson Maturana. Ele alegou que não havia condições para continuar com a reunião.
A audiência chegou a ter uma apresentação da Natural Energia, que é a empresa que pretende construir a maior usina termelétrica da América Latina. A usina teria condições de abastecer até 1,5 milhão de consumidores.
Quando percebeu que não iria conseguir realizar os trabalhos de forma satisfatória, o IBAMA decidiu suspender novamente a reunião. Na terça-feira (02), a audiência em Caçapava já havia sido suspensa.
Estes encontros foram marcados pelo IBAMA sob determinação da Justiça, mesmo com o estudo apresentado pela Natural Energia tendo sido reprovado. O IBAMA deu novos prazos para a empresa apresentar respostas às demandas apontadas no estudo inicial.
De acordo com Edmilson Maturana, os documentos das audiências públicas serão enviados à procuradoria do IBAMA e ao Tribunal Regional Federal.
Outro lado
A reportagem procurou a Natural Energia, que se manifestou por meio de nota dizendo que “o ambiente conturbado com atitudes antidemocráticas impediu a realização da fase de perguntas e respostas” e que está pronta para dar esclarecimentos a respeito do projeto e tirar todas as dúvidas.
Nota da Natural Energia
“A audiência pública da termelétrica de Caçapava foi aberta, instalada e suspensa pelo IBAMA após a apresentação da Natural Energia e antes da fase de debates. O ambiente conturbado com atitudes antidemocráticas impediu a realização da fase de perguntas e respostas. Terminada a fase de apresentação, o IBAMA indagou aos participantes se tinham interesse na fase de debates, ao que ouviu um sonoro não.
A Natural Energia está pronta para prestar esclarecimentos a respeito do projeto e tirar todas as dúvidas. Todas as perguntas que foram apresentadas por escrito nas duas audiências serão respondidas no âmbito do processo de licenciamento”.
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias de turismo. Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Prefeito de Jacareí diz que vai zelar pela transparência e contato com a população será prioridade
VÍDEO: Anderson Farias (PSD) foca na saúde no segundo mandato em São José dos Campos. Saiba as ações
Conversa entre Prefeitura de Guaratinguetá, empresa e Sindicato dos Condutores pode evitar greve do lixo na cidade