Sem conseguir fazer a licitação do transporte público há dois anos, a prefeitura de São José dos Campos, também se preocupa com uma outra situação: as gratuidades do sistema. O prefeito, Anderson Farias, entrevistado pelo portal SPRIOMAIS, há cerca de 10 dias abordou o tema.
Sobre o aluguel dos veículos elétricos, o prefeito defendeu o modelo. A ideia na cidade é a estatização do transporte público, uma vez que a Urbam (Urbanizadora Municipal), autarquia municipal, pretende alugar os veículos elétricos e vai administrar toda a operação do modal na cidade. Os editais para a locação dos veículos foram um fracasso, pois foram contestadas na Justiça. “É um modelo que tem viabilidade”, defendeu Farias na entrevista.
Farias foi eleito recentemente vice-presidente de inovação em mobilidade urbana, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Na entrevista, ele abordou ainda a questão das gratuidades. “Gratuidade não existe. Alguém vai pagar essa conta. Tem que haver um regramento em nível federal, para que tenha uma regra de gratuidade do sistema, de onde sairá os recursos. Tudo isso mexeu com o sistema ao longo dos anos. Qualquer gratuidade é o cidadão que vai pagar. A grande questão é que no sistema de transporte público, a grande maioria do cidadão que paga é o cidadão que usa o sistema. É trabalhador que paga a sua tarifa cheia. Na verdade, ele está pagando a tarifa dele e a de outros. Isso precisa ser revisto, precisa ter uma regulamentação federal”, frisou o prefeito.
O Vale 360 News enviou uma pergunta a assessoria de imprensa do prefeito para saber se ele pretende acabar com as gratuidades no transporte coletivo em São José dos Campos, mas ainda não recebemos respostas. O espaço está aberto para um posicionamento de Anderson Farias.
Foto: Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre na nossa comunidade.
ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DE SJC. É GRÁTIS!
Leia mais
PAT tem 650 vagas de empregos em São José dos Campos nesta segunda (11)
Trem de Natal vai passar por cidades do Vale do Paraíba, como Taubaté, Caçapava e Pinda
Prefeitura de Taubaté abre concurso na área da educação