Dados confirmam aumento da taxa de homicídios em mais de 50% nos últimos três anos em São José dos Campos. A mais recente divulgação foi feita nos canais sociais do Prefeito Anderson Farias. Na divulgação dele, a cidade aparece como a segunda mais segura do Brasil tendo como base pesquisa da MySide, que é uma empresa especializada em tecnologia e serviços imobiliários e usou dados do IBGE e do Ministério da Saúde. Na realidade, São José aparece como a segunda cidade mais segura do Brasil, mas na faixa populacional entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. O que o chefe do executivo de São José dos Campos não pontuou é que a segunda cidade mais segura do Brasil pela mesma pesquisa é Salto, no interior de São Paulo. Confira os dados completos da pesquisa AQUI.
2023
2021
Pelos números divulgados pela Prefeitura de São José dos Campos, a cidade teve aumento vertiginoso nos índices de assassinato por cem mil habitantes. Nos últimos três anos houve aumento de 52% nestes números, saltando de 5,17 em 2020 para 7,9 em 2023. A cidade também caiu uma posição no ranking das mais seguras, passou de primeira para segunda colocada.
A pesquisa de 2020 foi amplamente divulgada nas páginas sociais da Prefeitura (Veja Aqui), bem como agora. Em 2020, o banco de dados da pesquisa era o IBGE e a SSP (Secretaria de Segurança Pública).
Recentemente, a reportagem do Vale 360 News mostrou a disparada dos índices de criminalidade em São José dos Campos. Nos últimos 14 meses em relação a igual período anterior houve deterioração sensível nas taxas de segurança na cidade. Confira matéria abaixo.
Indicadores de criminalidade em São José dos Campos disparam nos últimos 14 meses
A reportagem enviou mensagens à prefeitura pedindo uma posição sobre a piora no índice da assassinatos na cidade. A matéria será atualizada em caso de manifestação.
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Trabalhadores da Gerdau de Pinda paralisam atividades por uma hora para defender empregos
Motociclista não teve o pé amputado em acidente em São José dos Campos. Entenda
Vereadores aprovam criação da taxa do lixo em Pinda. Saiba quanto você vai pagar