Indicadores de criminalidade em São José dos Campos disparam nos últimos 14 meses. Os números são da SSP (Secretaria de Segurança Pública) e podem ser acessados aqui. O período levantado é o da gestão Anderson Farias, 14 meses até junho de 2023. Ele assumiu a Prefeitura em abril de 2022. A comparação é com os 14 meses anteriores, gestão Felício Ramuth, que renunciou à Prefeitura para assumir o cargo de Vice-Governador em São Paulo. Houve uma deterioração nos principais índices de criminalidade.
Há aumento de 3,5% nos homicídios, 25% em latrocínios, 9,3% em tentativa de homicídio, 37% em estupros totais, 54% furto de veículos e diminuição no número de roubo de veículos em 21%. A sensação de insegurança é notada pela população na região central da cidade, onde há uma mini “cracolândia” e os furtos a estabelecimentos comerciais são flagrados por câmeras de segurança quase toda semana. Homicídios na periferia, onde não câmeras inteligentes e nas baladas do centro chamam a atenção.
O aumento da criminalidade na cidade acontece em um momento em que existem investimentos em novos equipamentos de tecnologia, armas, carros, a convocação de novos agentes da GCM e o ex-prefeito se tornou vice-governador, afinal de contas a segurança é uma responsabilidade do Governo Estadual. Até o momento, não houve contrapartida por parte do Governo Estadual com uma política de segurança pública voltada para São José dos Campos. Pelo contrário, o que se viu foi a importação de pessoas da cracolândia para tratamento na cidade e um deslocamento anormal de moradores de rua de São Paulo rumo a São José dos Campos e outras cidades do Vale do Paraíba.
Compare os números *
14 meses anteriores – Governo Felício – 57 homicídios (janeiro de 2021/março de 2022)
Tentativa de homicídio
14 meses anteriores – Governo Felício – 64 tentativas de homicídio (janeiro de 2021/março de 2022)
14 meses anteriores – Governo Felício – 3 latrocínios (janeiro de 2021/março de 2022)
14 meses anteriores – Governo Felício – 138 estupros (janeiro de 2021/março de 2022)
14 meses anteriores – Governo Felício – 352 roubo de veículos (janeiro de 2021/março de 2022)
14 meses anteriores – Governo Felício – 1.083 furto de veículos (janeiro de 2021/março de 2022)
Aumento percentual: 54%
Outro Lado
A Prefeitura de São José dos Campos se manifestou por meio de nota, a qual é reproduzida na íntegra abaixo.
“A Prefeitura de São José dos Campos informa que trabalha diariamente no combate à criminalidade em conjunto com todas as forças de segurança que atuam na cidade, por meio do Programa São José Unida, instituído em 2017.
Na comparação entre os períodos de janeiro de 2021 a março de 2022 com abril de 2022 a junho de 2023 houve redução de 22,5% no número de roubos de veículos (351 contra 272) e de 11,4% nos roubos em geral (1.987 diante de 1.761), segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública).
Além disso, no mesmo período de comparação, com apoio do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), mantido pela Prefeitura, as forças de segurança capturaram 11,2% a mais de procurados pela Justiça (3.235 contra 3.597). Também foram apreendidas 4,9% a mais de armas de fogo (1.092 diante de 1.145), e houve aumento de 7,9% do número de pessoas detidas (8.878 contra 9.581).
No que diz respeito a apreensão de drogas teve um aumento de 75,6% (123 contra 216)”.
Deve ser os “meninos” q o governador Tarcísio encaminhou da cracolândia SP, direto para São José dos Campos para “tratamento”, mas não são obrigados a ficar no abrigo. Daí vão pra onde sr. Governador? Para as praças, ruas, centro de SJC?
Cracolândia não é só no centro
No Jd Morumbi, Jd Oriente, Terras do Sul e Jd Sul está um nojo
Vc encontra vários zumbis ambulante
Pergunta pra alguns eles respondem que vieram de São Paulo pra trabalhar aqui
Essa é a orientação que passam pra eles quando trazem de monte de São Paulo e soltam aqui na zona sul
Cidade inteligente
Kkkk
Cracolandia existe a mais de 30 anos, mas o problema agravou nos últimos anos, culpar o governador atual é fácil, mas os anteriores o que fizeram? O problema não é só do município e estado e sim Brasil, pois a maioria das drogas são importadas e cade o policiamento em rodovias e aeroportos? A questão dos usuários de drogas é internação compulsória, porque deter o traficante é algo impossível se não temos policiamento suficiente, justiça que condene definitivamente. “Criminoso entra amanhã na cadeia e sai hoje “. E governo federal querendo aumentar imposto em fez de criar empregos.
Infelizmente o município tem vivido momentos difíceis na segurança pública da cidade, muitos usuário de drogas vindo da grande são Paulo. E infelizmente baixo investimento da PMSP no município, atualmente a GCM faz o papel da PMSP. Município precisa de muito mais polícias, delegacias e viaturas. A cidade tem crescido muito e a segurança pública precisa acompanhar.
Pior é que elegem e reelegem esses políticos, esse prefeito Anderson e o ex-prefeito, ninguém merece. O governador de SP começou muito mal, péssimo, só tem feito absurdo, um atrás do outro. Queria mudar a cracolândia de lugar, viu que não pegou bem, mudou de idéia, aí resolveu mandar os dependentes químicos pra SJC. Mesma coisa com os livros do ensino fundamental, rejeitou livros do Ministério da Educação, disse que seria tudo 100% digital em SP, o povo reclamou, aí veio com essa história de que vai mandar imprimir todo material didático pras crianças poderem “rabiscar”. Ora, se antes o material seria 100% digital, onde estava essa preocupação da criança poder rabiscar? Sendo que já há cadernos para isso? Por que esse PAVOR dos livros? Fim do mundo!
Como esta a criminalidade no Jardim Motorama? Estou pensando em alugar uma casa. Será que eh muito perigoso?