Cetesb diz que “praticamente todo o combustível (40 mil litros) escoou para via”, no tombamento de uma carreta carregada com gasolina na Via Dutra, pelo km 95, sentido São Paulo, em Pindamonhangaba na manhã desta terça-feira (09/01). CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
A ocorrência aconteceu por volta de 07h30 e deixou o trânsito um caos durante todo o dia na região. As cidades mais próximas, como Taubaté e Roseira foram as mais afetadas. Até as 18h, a pista no sentido São Paulo seguia interditada para o transbordo do que sobrou da carga. Para dar vazão ao trânsito, a concessionária CCR RioSP implantou mão dupla na região.
Por meio de nota, a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) disse que enviou técnicos ao local e ressaltou que não há indícios de que o combustível tenha atingido algum rio ou área de mata. Leia a nota abaixo.
“Técnicos da CETESB, da Agência Ambiental de Taubaté, acompanham o acidente ocorrido hoje, 09/01, no km 95 da Rodovia Presidente Dutra, envolvendo uma carreta, que transportava 40 mil litros de gasolina. Com o tombamento do veículo o tanque rompeu e praticamente todo o combustível escoou para via.
Foi feita, inicialmente, uma valeta para contenção do produto, na lateral da pista. O vazamento foi contido e iniciado o transbordo do remanescente da carga para um novo veículo.
No momento, as ações são emergenciais, para evitar danos ambientais, não foi notificado despejo em rio ou área de mata”.
O acidente
O acidente deixou o motorista com ferimentos moderados e ele foi levado ao Pronto-Socorro de Pindamonhangaba. Pelo menos sete viaturas e 16 homens do Corpo de Bombeiros agiram para que o caminhão não explodisse, uma vez que existia este risco. O congestionamento no sentido São Paulo chegou a 21 quilômetros e no sentido Rio de Janeiro foram 15 quilômetros de lentidão.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Leia mais
Morre, Felipe Cury, ex-presidente da ACI São José dos Campos
Grave acidente na Rodovia Oswaldo Cruz mata idoso e deixa outros dois feridos
Atenção para alterações na Via Dutra em São José dos Campos por causa das obras