VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Caçador de javali é morto por amigo enquanto caçava em área de mata em Pindamonhangaba

Caçador de javali é morto por amigo enquanto caçava em área de mata em Pindamonhangaba, na manhã deste sábado (06/05), por volta das 10h30, na Estrada do Pinga. O caso foi relatado pelo autor como acidental, uma vez que, de acordo com o boletim de ocorrência, a vítima, Reinaldo da Silva, de 48 anos, foi atingida quando o autor fez o disparo para acertar um javali e não percebeu que o amigo “estaria na linha de tiro”. Uma testemunha, que estava no local dos fatos na chegada da Polícia Militar, não presenciou o ocorrido, porque chegou depois dos acontecimentos. A arma da testemunha permaneceu o tempo todo em estojo próprio dentro do carro.

O local do crime é de difícil acesso e as autoridades de plantão, bem como os peritos não conseguiram aceso pelas vias normais. A Polícia Militar esteve no local com apoio do Helicóptero Águia e o corpo será resgatado do local neste domingo cedo também por via aérea.

Os Policiais Militares apresentaram a ocorrência na delegacia de Taubaté e os acompanharam o autor e a testemunha. Foram requisitados pelo delegado de plantão exames ao Instituto de Criminalística, como exame do local, exame residuográfico e das armas. No plantão policial, autor, de 29 anos, e testemunha apresentaram à autoridade policial todas as documentações que afastam a prática de crimes previstos no estatuto do desarmamento ou na lei de crimes ambientais, tais como: CR/CAC (Certificado de Registro/Colecionador, Atirador, Caçador) e CRAF (Certificado de Registro de Arma de Fogo), Guia de Tráfego de Armas, autorização de controle de espécies exóticas invasoras (Ibama)

O autor foi ouvido e liberado, uma vez que de acordo com o despacho da autoridade policial a prisão em flagrante seria ilegal, uma vez que “não resta configurada qualquer das hipóteses flagranciais previstas nos artigos 302 e 303 do Código e Processo Penal ou pelo entendimento jurisprudencial” do STF.  O delegado ainda frisou que o autor se apresentou espontaneamente e que o autor poderia ter fugido do local e o fato só seria trazido à tona em momento incerto.

A polícia aprendeu um revólver .357 e duas espingardas calibre 12. Da pistola foram apreendidos também cinco cartuchos íntegros e dois deflagrados. O caso foi registrado como homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e será investigado pela Polícia Civil de Pindamonhangaba.

A vítima

Reinaldo da Silva era um dos principais fundadores da equipe barreiroteam. Ele tinha moradia em Campos do Jordão.

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.