Embraer e FAB chegam a acordo sobre a encomenda dos aviões KC-390. A informação foi divulgada pela fabricante de aeronaves no começo da noite desta quarta-feira (09/02).
A Embraer informou que a Força Aérea Brasileira vai reduzir de 28 para 22 o número de aeronaves a serem adquiridas e as entregas estão previstas até 2034. A Embraer disse em comunicado que: “a nova cadência de produção se adequa às condições orçamentárias da FAB ao mesmo tempo em que permite à Embraer um melhor planejamento de longo prazo junto aos seus fornecedores”.
Inicialmente, a FAB queria reduzir o número de aeronaves de 28 para 15. A Embraer já entregou quatro unidades do avião multimissão à FAB, sendo a última em dezembro passado.
A Embraer lembra que “os benefícios do programa KC-390 não se resumem apenas aos ganhos operacionais para todo o sistema de defesa nacional, mas representam também um importante incremento nas exportações de produtos de alto valor agregado, colaborando com a balança comercial do país – a aeronave já foi encomendada por Portugal e Hungria, duas nações que fazem parte da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)”.
O KC-390 é capaz de realizar diversas missões, incluindo apoio humanitário, evacuação aeromédica, busca e salvamento, capacidade de transporte e lançamento de carga e tropas, além de reabastecimento em voo. Com inovações únicas em sua categoria, a aeronave tem sido empregada com sucesso em missões humanitárias da FAB tanto no Brasil, no combate à pandemia de Covid-19, quanto no exterior, em apoio a desastres no Líbano e no Haiti.
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
CCR RioSP interditará acesso no trevo de Jacareí para obras no viaduto; veja rotas alternativas
Viatura da PM fica destruída ao bater em carro em Taubaté
Escolas de Caçapava iniciam mobilização para atualizar carteiras de vacinação de alunos. Saiba detalhes