Felício Ramuth deve ser confirmado pré-candidato ao Governo de SP na segunda (28/03). Neste dia, às 10h da manhã, a cúpula do PSD estará reunida na sede do partido, na região da Bela Vista, em São Paulo, para decidir a respeito da participação da sigla nas eleições majoritárias de 2022.
O prefeito de São José dos Campos foi convidado pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, a se filiar ao partido para concorrer ao Governo de SP. O namoro entre as partes começou no fim de 2021 e o casamento aconteceu no começo de fevereiro em um hotel de São José dos Campos. Antes, Felício Ramuth flertou com outras siglas como o Podemos e o Cidadania.
Participe do Grupo Geral de Notícias do Vale 360 News
Como pré-candidato ao Governo de SP, Ramuth vai precisar renunciar à prefeitura
Ainda na segunda-feira (28) à noite, 19h, vai participar de um evento aberto ao público na região de Santana, Zona Norte, de São José dos Campos, para comunicar aos aliados e eleitores que será pré-candidato ao Governo de SP.
Prefeito de uma das maiores cidades do País, Felício vai precisar renunciar para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes. Isso precisa acontecer até o dia 01 de abril para que a decisão seja publicada no dia 02. Com a renúncia de Ramuth, quem assume a prefeitura é Anderson Farias.
O propósito de deixar a prefeitura em meio ao mandato foi alvo de críticas dos dois maiores aliados, Eduardo Cury, deputado Federal, e, Emanuel Fernandes, ex-prefeito de São José. Eles acreditam que Ramuth deveria continuar na prefeitura e depois tentar algo maior.
Ramuth aposta nas inovações para se dar bem como pré-candidato ao Governo de SP
O atual prefeito de São José dos Campos foi reeleito em 2020, no primeiro turno, com 58% dos votos válidos. Ramuth tem como bandeira dos mandatos a inovação tecnológica e este deve ser o principal “mote” da campanha dele ao Governo de SP.
No período em que esteve a frente da prefeitura, ele conseguiu fazer da cidade referência no que é chamado de “Smart Cities”. Atualmente, São José dos Campos conta com avançado sistema de monitoramento por câmeras e também foi certificada esta semana pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como cidade inteligente.
Como pré-candidato, Felício ainda vai usar a Linha Verde, corredor de ônibus sustentável, que ainda não está pronto, como destaque. A Linha Verde terá uma frota de veículos elétricos para operar. Educação e Segurança serão outras áreas que deverão ser destacadas pelo prefeito na campanha.
Na área da saúde, o Hospital de Retaguarda, construído no período da pandemia é outro “case” de sucesso do atual prefeito.
Imagem desgastada
Ramuth deixa a prefeitura com a imagem arranhada pelos recentes protestos de servidores públicos e reclamações de comerciantes da região central de São José dos Campos.
No caso dos servidores, que fizeram as maiores greve dos últimos tempos na cidade, o embate acontece em duas frentes e nos dois casos a prefeitura disse que cumpre a lei. O primeiro está relacionado ao reajuste salarial, que deveria ser reposto em 21%, segundo o Sindserv (Sindicato dos Servidores). A Prefeitura disse que vai pagar o “gatilho salarial” quando o índice atingir 5% de inflação.
O segundo, diz respeito à Reforma da Previdência. Os servidores não concordam com as regras propostas pela prefeitura e a maioria da base aliada se rebelou contra o prefeito e abraçou a causa dos funcionários públicos.
LEIA MAIS
Leia mais
Caravana Coca-Cola de Natal vai passar por São José dos Campos. Saiba detalhes
Greve de ônibus em Jacareí: População pode ficar transporte nesta quinta (31)
Novo bolsão de estacionamento para carros de aplicativo pode ser criado na Praça da Eletro, em Taubaté