VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Horas-extras viram motivo de questionamentos na GCM São José dos Campos. Prefeitura se cala

Advertisement

Horas-extras viram motivo de questionamentos na GCM de São José dos Campos. A reportagem já havia revelado que apenas alguns Guardas Municipais, supostamente, de confiança da gestão, estariam realizando horas-extras. Os outros, quase 80% do efetivo, de aproximadamente 400 agentes, estariam sem serem contemplados com a oportunidade de ganharem um pouco mais em decorrência da necessidade do trabalho. Lembrando que os GCMs de São José dos Campos são um dos mais mal pagos no Estado de São Paulo. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

Além da importância de valorizar estes profissionais, que apesar de terem tido recentemente uma modificação no plano de carreira, ficou bem inferior ao que estavam reivindicando, também se faz necessário aumentar o efetivo da corporação. O concurso da GCM, que prevê 40 vagas foi suspenso pela justiça, em decorrência de uma série de erros no edital que levou o Ministério Público a ingressar com ações judicias e, atualmente todos os candidatos vivem uma incerteza quanto aos trâmites do concurso e a corporação padece com a falta de efetivo, o que reflete na cidade com menos segurança nas ruas.

Nesta última semana, a reportagem voltou a receber denúncias de que alguns GCMs, supostamente aliados da atual gestão, estariam triplicando o salário com os valores de horas extras, realizando um quantitativo acima do limite disposto em lei, que é de no máximo 60 horas mensais, enquanto outros apesar de quererem e da necessidade financeira, seguem sendo ignorados ou, quando realizam é em um número bem menor, o que também estaria gerando descontentamento em parte do efetivo que busca que esta questão seja equalizada.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de São José dos Campos foi procurada duas vezes pela reportagem, através da assessoria de imprensa, para se manifestar a respeito do pagamento de horas-extras para a GCM e se calou na duas ocasiões, porém o espaço está aberto para manifestações.

A reportagem ainda questionou pessoalmente o Secretário de Proteção ao Cidadão, Bruno Santos, em evento das forças de segurança da região, no DEINTER 01 (Departamento de Polícia Judiciária), na terça-feira (09/04), a respeito do privilégio que estaria sendo dado a alguns GCMs e ele disse que isso não existe. Então, a reportagem pediu para que ele gravasse uma entrevista sobre o tema explicando à população e aos GCMs que isso não ocorre, porém ele não quis se manifestar, dizendo que cumpre orientações do Departamento de Comunicação.

A reportagem também o convidou para um entrevista no Vale 360 News Cast (Podcast). Ele disse que iria, mas que precisaria agendar com o referido departamento. O convite foi feito, porém até o momento não há respostas positivas em relação ao aceite do convite para o Podcast.

*Foto de Capa: Claudio Vieira/PMSJC

Antes da frente fria, calor aumenta e tardes serão de verão no Vale do Paraíba e região

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.