Índice de recuperação de veículos furtados e roubados em São José dos Campos não chega a 25%. Os números são da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e já incluem os dados referentes ao mês de julho, que foram divulgados nesta sexta-feira (25/08). De acordo com a estatística oficial do Governo de São Paulo até o mês sete foram roubados e furtados na cidade 892 veículos, dos quais 220 foram recuperados, o que representa uma taxa de 24,66%.
A produtividade policial na recuperação de veículos roubados e furtados em São José dos Campos, cidade que conta com grande aparato de segurança e tecnologia aliada à profilaxia criminal, é mais de uma vez e meia menor do que a de Caçapava, que não conta com a tecnologia de ponta e tem baixo efetivo de agentes de segurança pública. Na cidade vizinha, o índice de recuperação de veículos roubados e furtados em 2023 é de 39,85%. Em números absolutos foram 55 dos 138 veículos roubados no município.
Números melhores ainda apresenta a cidade de Guaratinguetá. Durante todo o ano de 2023 foram roubados e furtados na cidade 54 veículos, dos quais 44 foram recuperados, em um índice de 81% de produtividade policial no item roubo e furto de veículos.
Outras duas cidades têm números melhores do que os apresentados por São José dos Campos neste recorte: Jacareí e Pindamonhangaba. Em Jacareí, foram 89 veículos recuperados de 242 roubados e furtados em 2023, índice de 36,77%. Em Pinda, este percentual é de 28,75%. Dos 80 veículos roubados e furtados, 23 foram recuperados.
O pior desempenho neste aspecto é o de Taubaté, onde a produtividade policial chega a 5,30%. Na cidade houve 283 veículos roubados e furtados e apenas 15 foram recuperados.
Ranking da recuperação dos veículos roubados e furtados
- Guaratinguetá – 81%
- Caçapava – 39,85%
- Jacareí – 36,77%
- Pindamonhangaba – 28,75%
- São José dos Campos – 24,66%
- Taubaté – 5,30%
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Bandidos armados rendem funcionários e roubam medicamentos de alto custo em drogaria de Pinda
Dois homens são presos em flagrante por tentativa de golpe com cartão clonado em loja de bicicletas no centro de São José dos Campos
Prefeito de Caçapava desiste de comprar R$ 424 mil em ovos de Páscoa para alunos da rede municipal