A Licitação de ônibus elétricos em São José dos Campos para a locação de 400 veículos para o transporte público em São José dos Campos foi concluída nesta sexta-feira (07/03). A empresa Green Energy S.A. apresentou a garantia legal de R$ 20,3 milhões (seguro garantia) e assinou o contrato com a Urbam por 15 anos. Os valores envolvidos na locação são da ordem de R$ 2,7 bilhões. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Com a conclusão da Licitação de ônibus elétricos em São José dos Campos, quando os novos ônibus entrarão em circulação?
A Green Energy S.A. tem um prazo de pouco mais de seis meses para iniciar a entrega dos primeiros veículos, uma vez que a ordem de serviço ainda não foi dada pela Urbam. Os ônibus começarão a circular de forma gradual, substituindo a frota atual do transporte público da cidade.
Detalhes do novo sistema de ônibus elétricos
- Frota 100% elétrica: São José dos Campos será a primeira cidade do Brasil a contar com um sistema de transporte público totalmente elétrico.
- Menos poluição: Os novos veículos vão reduzir a emissão de poluentes na cidade.
- Tecnologia avançada: Os ônibus contarão com ar-condicionado, piso baixo para acessibilidade, carregador USB e tecnologia embarcada.
- Mais segurança: O projeto visa aumentar a eficiência e qualidade do transporte público.
- Integração com outros modais: O sistema permitirá conexões com bicicletas e vans do transporte alternativo.
Modelos de ônibus e gestão do contrato
A frota será composta por 400 ônibus divididos em três modelos distintos. Todos serão equipados com ar-condicionado e manutenção preventiva será feita pela empresa contratada. A gestão do contrato ficará sob responsabilidade da Urbam.
A licitação de ônibus elétricos em São José dos Campos foi realizada pela Urbam abrange apenas a aquisição dos veículos. Outros editais relacionados à operação do sistema e ao carregamento dos ônibus ainda serão definidos.
Sobre a empresa contratada
A Green Energy S.A. faz parte do Grupo ABC, que também inclui a Eletra, uma das maiores fabricantes de ônibus elétricos do Brasil. A Eletra é responsável por cerca de 80% dos ônibus elétricos em operação no país. A fábrica da empresa, localizada no ABC Paulista, tem capacidade de produção de até 150 veículos por mês.
Análise e aprovação da proposta
Durante o processo de licitação, a Green Energy S.A. passou por análise documental e vistoria técnica. A equipe da Urbam realizou diligências para verificar a conexão entre as empresas do grupo e a capacidade operacional da contratada. O presidente da Urbam ressaltou que todos os critérios foram atendidos e que a proposta está devidamente documentada.
A empresa foi a primeira, em seis tentativas de licitação, a apresentar uma proposta abaixo do valor estipulado no edital, o que pode gerar economia aos cofres públicos.
Próximos passos da licitação de ônibus elétricos em São José dos Campos
Com o contrato assinado, a empresa iniciará a produção e adequação dos ônibus para atender às necessidades do transporte público de São José dos Campos. A Prefeitura também deve anunciar, nos próximos dias, os detalhes dos editais para operação do sistema e instalação da infraestrutura de recarga dos veículos.
Perguntas frequentes sobre a Licitação de ônibus elétricos em São José dos Campos
Quando os novos ônibus elétricos vão começar a circular?
A previsão é que os primeiros veículos estejam nas ruas dentro de pouco mais de seis meses, de forma gradativa.
O sistema será totalmente elétrico?
Sim, São José dos Campos será a primeira cidade do Brasil a ter uma frota 100% elétrica no transporte público municipal.
Haverá integração com outros modais de transporte?
Sim, o novo sistema de ônibus elétricos terá conexão com bicicletas e vans do transporte alternativo.
Quais são as principais vantagens para a população?
- Redução da emissão de poluentes;
- Maior conforto, com ar-condicionado e carregador USB;
- Maior segurança e acessibilidade, com piso baixo;
- Mais opções de horários e maior eficiência.
Como será feita a recarga dos ônibus elétricos?
O sistema de carregamento ainda será definido por meio de licitação, mas haverá estrutura de carregamento rápido e noturno para garantir a autonomia dos veículos.
Os novos ônibus substituíram toda a frota atual?
Sim, os 400 novos ônibus elétricos substituirão gradativamente os veículos movidos a combustíveis fósseis.
Haverá aumento no valor da tarifa com a implantação da frota elétrica?
A prefeitura ainda não divulgou informações sobre ajustes tarifários. O objetivo é manter a sustentabilidade financeira do sistema sem impactar os passageiros.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Ministro do Trabalho recebe pauta do Acordo Nacional da Petrobras, que incluí a REVAP SJC, em Brasília
Manutenção em subestação elétrica de condomínio empresarial deixa homens feridos em São José dos Campos
Prefeitura de São José dos Campos abre inscrições para castração e microchipagem de pets