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Fim da novela: São José dos Campos terá 400 ônibus elétricos no transporte coletivo em até um ano e meio

Fim da novela: São José dos Campos terá 400 ônibus elétricos no transporte coletivo em até um ano e meio. A documentação apresentada pela Green Energy, empresa integrante do grupo econômico Diastur, foi aprovada no processo licitatório para o aluguel dos veículos elétricos. O contrato, com duração de 15 anos, foi fechado por R$ 2.718.419.768,96, representando um deságio de 9% em relação ao valor mínimo estipulado no edital. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Depois do anúncio de que a empresa estava habilitada, o presidente da comissão de licitação viu um detalhe que lhe chamou a atenção em documento apresentado pela Green Energy e decidiu consultar o departamento jurídico da Urbam. Na volta à sala, ele deu parecer favorável e a licitação para o aluguel dos 400 ônibus foi considerada válida.

Após a assinatura do contrato, que deve acontecer nos próximos dias, a empresa tem seis meses para fazer as pri eiras entregas relacionadas à locação dos ônibus. Ao todo, a Green Energy terá 1 ano e seis meses para concluir a entrega dos 400 veículos.

A Green Energy faz parte do Grupo ABC, que inclui a Eletra, uma das maiores fabricantes de ônibus elétricos do Brasil. Sobre a participação do grupo, o prefeito comentou: “Fiquei surpreso de forma positiva ao ver que a Eletra está por trás desse projeto. É uma empresa brasileira com vasta experiência, responsável por cerca de 80% dos ônibus elétricos em operação no país. Isso nos dá confiança na capacidade técnica e na segurança da operação.”

Recentemente, na etapa de análise da empresa, Ricardo Minoro, presidente da Urbam, também falou sobre o andamento do processo. “Já passamos pela fase inicial de análise documental. Agora estamos em diligência, ajustando detalhes e esclarecendo dúvidas sobre a conexão entre as empresas do grupo. A estrutura da Green Energy foi vistoriada pela nossa equipe, e tudo indica que eles têm capacidade operacional e técnica para atender ao contrato”, explicou.

A Eletra, integrante do grupo, possui capacidade de produção de até 150 ônibus elétricos por mês e já fornece veículos para grandes cidades, incluindo São Paulo. Minoro enfatizou a importância de garantir a robustez documental da proposta: “O grupo tem uma estrutura impressionante e, até agora, tudo está bem comprovado. A próxima semana será decisiva para finalizar essa etapa.”

Esta é a primeira vez, em seis tentativas, que uma empresa apresenta uma proposta abaixo do valor estipulado no edital, o que poderá gerar economia aos cofres públicos. Caso a Green Energy seja habilitada, os 400 ônibus elétricos prometem consolidar São José dos Campos como referência em mobilidade sustentável no Brasil.

Saiba abaixo detalhes do grupo que pode ganhar a licitação para o aluguel de ônibus em São José dos Campos

A Green Energy é parte do Grupo ABC, que controla diversas empresas, incluindo a Diastur, sediada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A Diastur atua na área de fretamento escolar e integra um conglomerado que abrange operações de transporte público municipal, fabricação de ônibus elétricos, bilhetagem eletrônica e outros empreendimentos nos setores imobiliário, funerário e de fast food.

Milena Braga Romano, CEO da Eletra e Diretora Executiva da Next Mobilidade e BR7 Mobilidade, detém 33,3% da Green Energy. Os outros dois sócios da empresa, com participação igual, são Antonio Rocha Neto e José Romano Netto. Milena e José também possuem 25% da Diastur.

Capacidade operacional e histórico

O Grupo ABC inclui a Eletra, responsável por cerca de 80% dos ônibus elétricos em operação no Brasil. Desde 2022, a fábrica da Eletra, localizada em São Bernardo do Campo, tem capacidade para produzir até 150 ônibus elétricos por mês, com possibilidade de expansão para 225 unidades mensais. Atualmente, mais de 300 veículos da marca circulam no país.

A experiência do grupo na operação de sistemas de transporte é evidenciada pelo BRT-ABC, que ligará São Bernardo do Campo, São Caetano e Santo André através de um corredor de 17,3 km. O projeto contará com 92 ônibus elétricos modelo E-Trol, que combinam tecnologias de baterias e trólebus, e atenderá cerca de 173 mil passageiros diariamente. O sistema, financiado pelo BNDES em R$ 80 milhões, tem custo total de R$ 1 bilhão e não utiliza recursos públicos.

licitação para aluguel de 400 ônibus elétricos

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