Editorial
A sociedade joseense, em seu âmago, almeja mais do que apenas políticas públicas eficazes. Ela busca algo mais profundo e significativo: uma administração que reflita sinceridade, transparência e empatia. Estes valores fundamentais estão nos últimos dois anos ausentes no cenário político de São José dos Campos, mas agora, mais do que nunca, tornam-se cruciais para construir uma sociedade mais justa e solidária. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Sinceridade de Quem Administra
A sinceridade é um dos pilares essenciais para uma boa gestão pública. Os cidadãos joseenses desejam líderes que falem a verdade, mesmo quando ela é inconveniente. É imperativo que aqueles que ocupam cargos de autoridade tenham a coragem de admitir erros e de apresentar soluções reais para os problemas.
Transparência e Diálogo Inéditos
A transparência é a moeda da confiança e que deve ser o principal elo da administração pública com a população. Em São José dos Campos os índices de transparência são péssimos. Sequer é possível saber quanto cada veículo de comunicação recebe, mesmo através da Lei de Acesso à Informação. É preciso recorrer à Justiça para que os valores sejam revelados, algo que jamais deveria acontecer com o dinheiro do cidadão. O dinheiro público deve ser usado com transparência e parcimônia. A pergunta é: Por que tanto medo da verdade?
A população anseia por uma administração que compartilhe informações de forma aberta e compreensível. É hora de estabelecer um diálogo constante com os cidadãos, um diálogo que nunca teve lugar anteriormente. Isso inclui explicar as decisões tomadas e ouvir as preocupações daqueles diretamente afetados.
Empatia e Colocar-se no Lugar do Outro
Uma gestão verdadeiramente empática requer que o administrador sinta as necessidades dos menos assistidos e se coloque no lugar deles. Os problemas daqueles que mais sofrem devem ser abordados com a devida prioridade, e as políticas públicas devem ser desenhadas com uma compreensão genuína das dificuldades enfrentadas por esses grupos.
Credibilidade, Aceitação de Erros e Prontidão para Corrigir
A população anseia por líderes com credibilidade, indivíduos que inspirem confiança através de suas ações, não apenas de suas palavras. Isso significa que os administradores devem ser capazes de admitir quando erram, sem rodeios. No entanto, o verdadeiro teste de credibilidade é a prontidão para corrigir esses erros e garantir que não se repitam.
Solução para Problemas Básicos
Por fim, a população deseja ver os problemas básicos resolvidos. Questões como o gerenciamento do lixo, o transporte público acessível e eficiente, a prevenção de enchentes, o fornecimento de água de qualidade e a melhoria do sistema de saúde são fundamentais para a qualidade de vida. Os cidadãos exigem ações concretas e resultados palpáveis nessas áreas.
É hora da população joseense pensar em políticos que entendam que os que os que administram não podem ter mais do que discursos vazios e promessas vãs, como tem acontecido. Ela deseja uma gestão pública que incorpore sinceridade, transparência, empatia e respostas eficazes em seu cerne. Essa é a única maneira de reconstruir a confiança perdida e construir um futuro melhor para todos. Que 2024 seja de reflexão para todos neste sentido.
*Foto de Capa: Claudio Vieira/PMSJC
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Parabéns pelo editorial :tocou nos pontos cruciais dos quais eu concordo plenamente;não adianta expor na mídia obras de alta tecnologia se as necessidades básicas da população carente,mais vulnerável,não estão sendo atendidos.A atual administração esteve mais voltada para os interesses dos mais abastados em detrimento dos que mais precisam.Precisamos de mudanças,de administradores mais competentes e principalmente mais humanos.
Bom editorial. É uma pena que o Vale 360 News, assim como quase toda a imprensa do Vale do Paraíba (exceção feita entrevistas ao vivo) evitam tocar em assuntos que sejam espinhosos para a Prefeitura de Jacareí.
Só citar como exemplo a Concessão da Dutra, onde de forma bizarra, negaram a construção de pistas marginais no trecho de Jacareí da Dutra, o que fará com que no futuro, caso essa questão não seja revista e se implante pedágio por trecho rodado em toda a rodovia, se crie gargalos imensos de trânsito, prejudicando tanto o morador de Jacareí, como os moradores de bairros nas margens da Dutra em São José dos Campos. E o Vale 360 News até hoje não publicou uma única linha sobre esse assunto.
Isso pra não falar do fato do governo estadual não ofertar um único equipamento de saúde em Jacareí, fora repasses muito reduzidos para a cidade, o que acaba sobrecarregando a demanda de atendimento em São José e Taubaté, o que acaba agravado pela estrutura de saúde municipal em Jacareí ser insuficiente para o porte da cidade. Ou outras questões como a enorme ineficiência do transporte coletivo no município.
Deveriam focar em assuntos importantes de outras cidades também. Não apenas de São José.