"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Ortiz lidera intenção de voto à Prefeitura Taubaté, seguido por Loreny e Capitão Souza

Advertisement

Caso a eleição para a Prefeitura de Taubaté fosse realizada nesse momento, o ex-prefeito Ortiz Junior (PSDB) lideraria as intenções de voto, segundo pesquisa OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas. O tucano aparece em primeiro lugar nos três cenários testados na pesquisa estimulada – quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos pré-candidatos.

No primeiro cenário, Ortiz aparece com 24%, seguido pela ex-vereadora Loreny (Solidariedade), com 17%. Nesse cenário, Loreny está empatada tecnicamente com Ortiz, quase no limite da margem de erro. Na sequência, aparece Capitão Souza (PL), com 10,25%. Souza está tecnicamente empatado com Loreny, também quase no limite da margem de erro.

Depois surgem o ex-deputado estadual Padre Afonso (Podemos), com 5%, o prefeito José Saud (MDB), com 4,5%, e o ex-vereador Digão (PP), com 4,25%. Esse trio também está em situação de empate técnico com Capitão Souza.

Na sequência, com 1,25%, aparecem o empresário Fabiano Vanone (sem partido), o ex-deputado estadual Sérgio Victor (Novo) e o ex-vereador João Vidal (PSB). O ex-prefeito Salvador Khuriyeh (PT) tem 1%. A vice-prefeita Adriana Mussi (Republicanos) tem 0,75%. Com 0,25% aparecem o advogado Antônio Jorge (DC) e o professor Ronaldo Santos (PSOL). O engenheiro Chico Oiring (PSC) ficou com 0%.

Todos os pré-candidatos entre Padre Afonso e Chico Oiring estão em situação de empate técnico. Aqueles que responderam que não votariam em nenhum desses candidatos somaram 16%. Os que não sabem ou não quiseram responderam foram 13%.

O instituto ouviu 590 pessoas entre os dias 15 a 17 de maio. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

SEGUNDO CENÁRIO

A pesquisa também testou um segundo cenário, no qual, pelo Rebublicanos, Adriana Mussi dá lugar à vereadora Vivi da Rádio.

Nesse cenário, Ortiz Junior aparece isolado em primeiro lugar, com 24%, seguido por Loreny, com 15,5%. Na sequência aparece Capitão Souza, com 9,5%. Souza e Loreny estão tecnicamente empatados.

Depois vêm Padre Afonso, com 5%, Digão, com 4,5%, Saud, com 4%, Vivi da Rádio, com 3,5%, e Sérgio Victor, com 1,75%. Esses cinco também estão em situação de empate técnico com Capitão Souza.

Na sequência surgem Salvador Khuriyeh, com 1,25%, Fabiano Vanone, com 1%, João Vidal, com 0,75%, e o trio Ronaldo Santos, Chico Oiring e Antônio Jorge com 0,5%. Todos entre esse trio e Padre Afonso estão em empate técnico.

Aqueles que responderam que não votariam em nenhum desses candidatos somaram 14,75%. Os que não sabem ou não quiseram responderam foram 13%.

TERCEIRO CENÁRIO

A pesquisa também testou um terceiro cenário, no qual, pelo Rebublicanos, o pré-candidato é o ex-vereador Guará Filho. Outras mudanças são nos nomes do Podemos (o professor Gabriel Pinelli, substituindo Padre Afonso) e do PL (o gestor público Eduardo Cursino, no lugar de Capitão Souza).

Nesse cenário, Ortiz Junior também aparece isolado em primeiro lugar, com 26,25%, seguido novamente por Loreny, com 16,75%.

Na sequência, outros 12 pré-candidatos aparecem em cenário de empate técnico: Digão, com 5%, Saud, com 4,25%, Gabriel Pinelli, com 2%, Guará Filho e Salvador Khuriyeh, com 1,75%, Sérgio Victor, com 1,5%, João Vidal e Fabiano Vanone, com 0,75%, Eduardo Cursino e Antônio Jorge, com 0,5%, e Chico Oiring e Ronaldo Santos, com 0,25%.

Aqueles que responderam que não votariam em nenhum desses candidatos somaram 19,5%. Os que não sabem ou não quiseram responderam foram 18,25%.

REJEIÇÃO

Também foi perguntado em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. A maior rejeição é de José Saud, com 21%, seguido por Loreny, com 14,25% e Ortiz Junior, com 10%.

Na sequência aparecem Salvador Khuriyeh, com 3,75%, Padre Afonso, com 3%, Capitão Souza, com 1,5%, Digão, com 1,25%, Chico Oiring, com 1%, Guará Filho, com 0,75%, Vivi da Rádio, Fabiano Vanone e Gabriel Pinelli, com 0,5%, e Eduardo Cursino, Ronaldo Santos e João Vidal, com 0,25%. Adriana Mussi, Antônio Jorge e Sérgio Victor não foram citados.

Por Julio Codazzi, jornal OVale

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.