Reunião que pode paralisar transporte público em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí acontece na tarde desta quinta (13/06). O alerta a respeito de uma possível greve foi desencadeado através de uma publicação do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, do dia 10 de junho, “Pé de Cumbo”, a qual afirma que os empresários estão desconsiderando a campanha salarial da classe trabalhadora e as questões relacionadas ao transporte público. Segundo o sindicato, a proposta das empresas, que inclui um reajuste de apenas 2% nos salários e benefícios, foi considerada “indecente”. ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
A publicação também revelou que uma equipe de consultoria foi contratada pelas empresas para negociar com os trabalhadores, o que gerou ainda mais descontentamento entre os sindicalistas. Uma nova reunião com o Sindicato Patronal, a Busvale, está marcada para esta quinta-feira (13/06).
Caso não seja apresentada uma “proposta decente”, o sindicato alerta para a possibilidade de paralisação no transporte coletivo nas três cidades da região, afirmando que a reação dos trabalhadores será inevitável.
Por meio de nota, na tarde desta quarta-feira (12), o sindicato se manifestou: “Estamos na expectativa de que nosso pedido, aprovado pela classe trabalhadora seja atendido: negociar nossa pauta. No caso contrário, nos juntaremos à categoria para dar uma resposta. Não aceitaremos, sob nenhuma circunstância, que nossa pauta seja simplesmente ignorada”.
O sindicato destaca que a data-base da categoria é 1º de maio e que a proposta aprovada pelos trabalhadores em assembleia foi protocolada junto ao Sindicato Patronal em fevereiro. Após três meses de espera, os sindicalistas afirmam que a pauta foi negligenciada e que o sindicato patronal apresentou um “pacote de maldades” que retira direitos da categoria. Entre as perdas de benefícios apontadas pelos trabalhadores estão a retirada do vale-alimentação durante as férias e para funcionários afastados. O sindicato reafirma que vai lutar por um aumento real e que, caso não haja acordo, a greve pode ser deflagrada a partir de sexta-feira (14).
Outro lado
A Busvale, que representa as empresas foi procurada pela reportagem e se manifestou por meio de nota, na qual manifestou surpresa com a posição do sindicato. “A Busvale, associação das empresas de transporte do Vale do Paraíba, recebe com surpresa a informação sobre uma possível paralisação do transporte público municipal em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí. A entidade está em conversas constantes com o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba em torno da campanha salarial da categoria, tendo reunião agendada para a quinta-feira (13/06) para dar sequência às tratativas propostas”.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Justiça autoriza retomada de obra de supermercado no Urbanova, em São José dos Campos, em suposta área de preservação ambiental,
Manutenção emergencial pode afetar abastecimento de água no Quiririm em Taubaté nesta terça (1)
Criança em bicicleta é atropelada por ônibus do transporte coletivo em São José dos Campos