"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Reunião que pode paralisar transporte público em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí acontece na tarde desta quinta (13)

Advertisement

Reunião que pode paralisar transporte público em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí acontece na tarde desta quinta (13/06). O alerta a respeito de uma possível greve foi desencadeado através de uma publicação do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, do dia 10 de junho, “Pé de Cumbo”, a qual afirma que os empresários estão desconsiderando a campanha salarial da classe trabalhadora e as questões relacionadas ao transporte público. Segundo o sindicato, a proposta das empresas, que inclui um reajuste de apenas 2% nos salários e benefícios, foi considerada “indecente”. ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

A publicação também revelou que uma equipe de consultoria foi contratada pelas empresas para negociar com os trabalhadores, o que gerou ainda mais descontentamento entre os sindicalistas. Uma nova reunião com o Sindicato Patronal, a Busvale, está marcada para esta quinta-feira (13/06).

Caso não seja apresentada uma “proposta decente”, o sindicato alerta para a possibilidade de paralisação no transporte coletivo nas três cidades da região, afirmando que a reação dos trabalhadores será inevitável.

Por meio de nota, na tarde desta quarta-feira (12), o sindicato se manifestou: “Estamos na expectativa de que nosso pedido, aprovado pela classe trabalhadora seja atendido: negociar nossa pauta. No caso contrário, nos juntaremos à categoria para dar uma resposta. Não aceitaremos, sob nenhuma circunstância, que nossa pauta seja simplesmente ignorada”.

O sindicato destaca que a data-base da categoria é 1º de maio e que a proposta aprovada pelos trabalhadores em assembleia foi protocolada junto ao Sindicato Patronal em fevereiro. Após três meses de espera, os sindicalistas afirmam que a pauta foi negligenciada e que o sindicato patronal apresentou um “pacote de maldades” que retira direitos da categoria. Entre as perdas de benefícios apontadas pelos trabalhadores estão a retirada do vale-alimentação durante as férias e para funcionários afastados. O sindicato reafirma que vai lutar por um aumento real e que, caso não haja acordo, a greve pode ser deflagrada a partir de sexta-feira (14).

Outro lado

A Busvale, que representa as empresas foi procurada pela reportagem e se manifestou por meio de nota, na qual manifestou surpresa com a posição do sindicato. “A Busvale, associação das empresas de transporte do Vale do Paraíba, recebe com surpresa a informação sobre uma possível paralisação do transporte público municipal em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí. A entidade está em conversas constantes com o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba em torno da campanha salarial da categoria, tendo reunião agendada para a quinta-feira (13/06) para dar sequência às tratativas propostas”.

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.

ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS GERAIS. É GRÁTIS!