VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

São Sebastião registra chuva acima da média para Janeiro. Alerta é de chuva excessiva no Litoral Norte

Advertisement

São Sebastião registra chuva acima da média para Janeiro e o alerta é de chuva excessiva para a cidade e demais municípios do Litoral Norte. De acordo com dados do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais), choveu na cidade 297,51 milímetros, isto é, 297 litros de água por metro quadrado, nos primeiros 24 dias do ano. Este volume é acima do previsto para todo o mês, 246,2 mm, e a média geral de 280,1 mm. Somente na Vila Sahy, na Costa Sul, o acumulado nas últimas 72 horas foi de 85,4 mm. No município, o acumulado neste período foi de 155,3 mm.

Os pluviômetros dos bairros Paúba, Boiçucanga, Boiçucanga 2, Toque-Toque Pequeno, Cambury, Maresias, Praia das Cigarras Juquehy 2 e Morro do Abrigo registraram mais de 100 mm e chuvas em 72h. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

Sirene e Desabrigados

As chuvas desta quarta-feira (24) deixaram cinco famílias desabrigadas, três em Toque-Toque Pequeno, abrigadas na sede da Associação de Moradores de Toque-Toque Pequeno (Sapeque) e uma na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, em Barra do Sahy, que saiu na manhã desta quinta-feira (25). Outra família da Vila Sahy – mãe e duas filhas – foi para casa de parentes perto da escola.

Ainda na noite desta quarta, as sirenes instaladas na Vila Sahy foram acionadas pela primeira depois de instaladas. Foi um aviso para que as famílias deixassem a área de risco, uma vez que existe o alerta para deslizamento de terra.

As equipes da Prefeitura ainda trabalham na limpeza das ruas atingidas pelas enxurradas desde a noite de ontem. Não há registros de ocorrências graves.

Plano de Contingência

O Plano de Contingência da Defesa Civil foi acionado e todas as secretarias estão de prontidão, uma vez que ainda há previsão de chuvas para a noite desta quinta-feira e manhã de sexta-feira.

O vice-prefeito Reinaldinho Moreira acompanha a situação junto ao Centro de Operações Integradas (COI) e nas áreas mais afetadas. Ele destaca que, por conta da atual situação, o município se encontra em estado de alerta, pois há risco de escorregamento de terra e novos alagamentos.

Todas as equipes estão de prontidão e, em caso de emergência, a população pode ligar para os telefones da Defesa Civil (199), Polícia Municipal (153) e Corpo de Bombeiros (193).

Alerta para chuva excessiva

O Instituto de Meteorologia MetSul alerta para cenário de chuva excessiva no Litoral Norte nesta segunda metade da semana. Segundo o instituto, os modelos numéricos projetados, as chuvas podem causar risco de inundações e deslizamentos, além de outros transtornos para a
estrutura e a população locais.

Vários modelos numéricos analisados pela MetSul indicam a possibilidade de acumulados de precipitação de 100 mm a 200 mm, mas com acumulados em alguns locais de 200 mm a 300 mm e até isoladamente superiores.

Falta de água

A Sabesp informa que devidos as fortes chuvas, o abastecimento de água em vários bairros nas quatro cidades do Litoral Norte está comprometido.

Em Caraguatatuba, os bairros da região norte estão com intermitência no abastecimento. São eles: Massaguaçu, Getuba, Morro do Chocolate, Fazendinha, Santa Rosa, Capricórnio I, II e III, Cocanha, Delfim Verde, Jardim do Sol, Morada do Sol, Parque Imperial, Parque Patrimônio, Portal Fazendinha, Santa Rosa e Verde Mar.

Já em Ilhabela, as regiões afetadas foram a da Água Branca e Pombo, incluindo os bairros Barra Velha, Perequê, Itaquanduba, Itaguassu, Saco da Capela, Engenho d’Água, Vila, Santa Tereza, Pedra do Sino, Armação, Curral, Praia Grande, Feiticeira, Portinho, Ilhote e Piúva.

Em São Sebastião, os bairros mais afetados são Maresias, Boiçucanga e Paúba. A Companhia ressalta que a lama, galhos e outros materiais arrastados nos mananciais prejudicam a captação e o tratamento da água. Em Ubatuba, o sistema opera em estado de atenção.

São Sebastião: Sirene toca pela 1ª vez na Vila do Sahy e alerta população para riscos de deslizamentos

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Advertisement