"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Temperatura despenca 11ºC em 24 horas e previsão aponta risco de chuva forte no Vale do Paraíba

Advertisement

Temperatura despenca 11ºC em 24 horas e previsão aponta risco de chuva forte no Vale do Paraíba. O calor foi amenizado com a chegada de uma frente fria. Pancadas de chuva foram registradas durante a madrugada nas cidades da região Metropolitana do Vale. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

Neste sábado (18), às 10h, a temperatura na estação oficial do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), em Taubaté, era de 34,6ºC. Neste domingo (19), os termômetros na estação de referência paras as cidades do Alto e Médio Vale registraram 23,6 ºC, 11 ºC a menos que no dia anterior, portanto.

Previsão do tempo

Previsão aponta risco de chuva forte no Vale do Paraíba. As precipitações podem variar de moderada à forte intensidade e ser seguidas por raios, ventos e eventualmente granizo.

Nas regiões litorâneas, a chuva será persistente ao longo do dia e as temperaturas ficarão mais amenas principalmente nas cidades da faixa leste paulista. Na parte da tarde, as temperaturas podem chegar a 28°C, esfriando ao anoitecer, com mínima de 20°C. O risco para transtornos é elevado em todo o território paulista, sendo recomendado atenção redobrada às áreas e estruturas mais vulneráveis.

Recomendações

A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta a mudanças bruscas no clima e tome precauções em caso de chuva forte ou rajadas de vento. Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores, e mantenha-se informado por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas.

Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros e longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência – caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências.

Certifique-se de que objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes. Na condução, reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e esteja atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos.

As autoridades estaduais também recomendam que cada prefeitura avalie a necessidade, de acordo com as condições climáticas locais, de suspensão ou cancelamento de atividades e eventos públicos ou privados ao ar livre.

*Com informações do Governo de São Paulo

Temporal com ventos fortes causa destruição e quedas de árvores em Taubaté

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.