Temperaturas ficarão muito acima da média no Vale do Paraíba nesta segunda semana de setembro. Neste domingo (08/09), os termômetros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Taubaté, marcaram, 33ºC, às 15h. Em Cachoeira Paulista as marcas chegaram a 33,1ºC no mesmo horário. Já na Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão, a máxima foi de 26,4ºC, às 14h. São temperaturas muito acima da média para esta época do ano. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O calor deve piorar ao longo da semana, sendo quinta e sexta os dias mais quentes, com marcas próximas aos 37ºC. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) de São Paulo, as simulações atmosféricas mais recentes indicam o estabelecimento de uma forte onda de calor em boa parte do Brasil, com temperaturas bem acima da média para o mês, assim como baixos índices de umidade do ar.
A recomendação é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas. Em relação ao meio ambiente, especial atenção para a dificuldade de dispersão dos poluentes, o que impacta diretamente na qualidade do ar. Além disso, a umidade baixa favorece a propagação de queimadas e incêndios florestais.
Em outras localidades do Brasil, as temperaturas ficarão acima de 40ºC por dias seguidos. Trata-se de uma bolha de calor excepcional. Isso ocorre, de acordo com o Instituto MetSul porque as áreas de alta pressão atuam como cúpulas de calor, e tem ar descendente e isso comprime o ar no solo e através da compressão aquece a coluna de ar, funciona como uma tampa de panela. Esse fenômeno desvia os sistemas meteorológicos, como frentes frias, ao seu redor.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Leia mais
Previsão de raios, rajadas de vento e chuva para cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Estação chuvosa dá as caras no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte a partir desta quarta-feira (09)
São Luiz do Paraitinga tem recorde histórico de calor e altas temperaturas foram as maiores do ano em várias cidades do Vale do Paraíba