"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Vale 360 News é alvo de boicote da Prefeitura de São José dos Campos devido a matérias investigativas

Advertisement

Vale 360 News é alvo de boicote da Prefeitura de São José dos Campos devido a matérias investigativas divulgadas pela reportagem a respeito da “importação” de pessoas da cracolândia, em São Paulo, pelo Governo do Estado, e pela autorização da construção de um supermercado em área de proteção ambiental, na Zona Oeste da cidade. Além disso, diversos outros questionamentos de problemas relacionados ao dia a dia do cidadão deixaram de ser respondidos pela assessoria de imprensa da Prefeitura.

No bojo do isolamento do portal de notícias da Prefeitura, que deveriam ser públicas, há a irritação do prefeito Anderson Farias quando foi perguntado pelo apresentador do Programa Pelo Bem de São José, em questionamento enviado pela reportagem do Vale 360 News, se aceitaria o convite para andar de ônibus em São José, acompanhado da reportagem, no horário de pico. Seria uma oportunidade para conversar com os usuários e falar a respeito dos problemas enfrentados pela maioria deles. Laconicamente, o prefeito respondeu que não precisava de companhia.

Ademais, o prefeito foi desmentido pela Cetesb, depois de insistir no mesmo programa que a Prefeitura não havia dado autorização para a construção de supermercado em área de preservação ambiental na orla do Rio Paraíba, na Zona Oeste da cidade. Em resposta ao Vale 360 News, após questionamento, o órgão ambiental de São Paulo respondeu que o alvará de construção fora dado pelo executivo municipal e que houve também autorização ambiental.

A reportagem também ficou sem resposta da assessoria de imprensa da Prefeitura no episódio do descaso com o banheiro público da rodoviária velha, no centro da cidade, local de grande fluxo de moradores de rua, muitos dos quais usuários de drogas. No banheiro da rodoviária, os moradores de rua tomam banho na pia. A reportagem fez a solicitação sobre quais medidas seriam tomadas pela prefeitura no local. O pedido data de 11 de julho e até o momento não há respostas.

Boicote

Após as reportagens, a prefeitura que já havia imposto medidas para evitar que as informações chegassem ao Vale 360 News, restringiu ainda mais o fluxo de informes. Como medidas, retirou os e-mails da reportagem do mailing de disparos de notícias e assessores de imprensa não respondem a perguntas direcionadas pela reportagem, que são de interesse da população joseense.

O último questionamento feito pela reportagem do Vale 360 News à assessoria de imprensa da prefeitura foi a respeito da quantidade de casas populares entregues pelos governos Anderson/Felício, desde que a dupla assumiu a prefeitura de São José dos Campos. Foi perguntado ainda se há algum conjunto habitacional em construção por parte da prefeitura.

Vale ressaltar, neste caso, que as obras de conjuntos habitacionais são realizadas em parceria entre Prefeitura, Estado e Governo Federal. Também solicitamos apresentar à sociedade o número de pessoas que estão na fila para “receber” uma casa nos programas habitacionais de São José dos Campos.

Repercussão

A reportagem fez contato com os vereadores da base do prefeito e da oposição para saber qual a opinião deles a respeito de tais medidas da prefeitura contra um órgão da imprensa.

Roberto do Eleven – Presidente da Câmara

Roberto disse à reportagem que, como vereador, não entende como algo que é público e de interesse da população não seja divulgado.

Juvenil Silvério – vereador do partido do prefeito

Juvenil disse que “a imprensa deve ter acesso às informações para comunicar com a sociedade”.

Thomaz Henrique – vereador e pré-candidato do Novo à Prefeitura

Thomaz fez coro ao trabalho investigativo. “Jesse, você é um dos poucos jornalistas e portais de notícias que restaram, com isenção e trabalho investigativo, cumprindo o verdadeiro papel da imprensa. A prefeitura do PSD não gosta disso. Eles querem retirar a independência dos veículos locais à base de verba publicitária (O Vale 360 News não conta com publicidade da prefeitura de São José dos Campos). Parabéns e siga firme na luta pela verdade”.

Outros vereadores foram chamados para comentar a respeito do boicote da Prefeitura ao Vale 360 News e a matéria será atualizada assim que houver nova manifestação.

Outro lado

A Prefeitura de São José dos Campos foi perguntada se gostaria de se manifestar a respeito do tema, mas até a publicação da reportagem não o fez. A matéria também será atualizada em caso de posicionamento da atual administração. O espaço também segue aberto para o prefeito Anderson Farias.

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.