VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Vazamento de petróleo atinge canal de São Sebastião. Transpetro diz que vazamento foi contido

Vazamento de petróleo atinge canal de São Sebastião. Transpetro diz que vazamento foi contido, mas no vídeo abaixo é possível perceber uma enorme mancha de óleo no mar. O vazamento ocorreu nesta terça-feira (09/01), quando ocorria uma operação ship to ship (transbordo de cargas entre navios). CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
A Transpetro diz que, imediatamente, quando detectou o vazamento, interrompeu a transferência do petróleo entre as embarcações e acionou as equipes de resposta à emergência para conter o óleo vazado com a utilização de boias.
A companhia ainda informa que investiga as causas da ocorrência. As informações obtidas pela reportagem dão conta, apesar da pronta resposta da Transperto, de que o óleo entrou na corrente marítima e teria chegado na costa de Ilhabela. A preocupação maior é com os pescadores que dependem da pesca para sobreviver. 

Cetesb

A CETESB (Companhia Ambiental de São Paulo) estiveram mobilizados na tarde desta terça-feira para prestar atendimento no Tebar em São Sebastião e confirmaram o vazamento. “Segundo técnicos da Agência Ambiental de São Sebastião, o óleo vazado foi de pequena proporção e sua quantidade ainda está sendo estimada”. Leia abaixo a nota enviada à redação.

“Técnicos da CETESB foram mobilizados, na tarde de ontem (09/01), para prestar atendimento a um vazamento de óleo diesel, durante uma operação de carregamento entre dois navios (conhecida como “ship to ship”), no Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião. O vazamento ocorreu na conexão de uma mangueira de abastecimento e o óleo vazado ficou inicialmente retido entre os dois navios. Parte do produto acabou sendo arrastado pela maré para o meio do canal de navegação, formando uma iridescência (reflexos brilhantes) na água.

Segundo técnicos da Agência Ambiental de São Sebastião, o óleo vazado foi de pequena proporção e sua quantidade ainda está sendo estimada. Por orientação da CETESB, a Petrobrás/Transpetro instalou barreiras de contenção no entorno dos navios e oito lanchas trabalharam nas operações de batimento e dispersão mecânica da mancha presente no canal. Até o momento, o óleo não atingiu nenhuma praia da região e se deslocou para alto mar.

A CETESB permanecerá monitorando a situação, mas a possibilidade desta iridescência vir a prejudicar a balneabilidade das praias ainda é remota.”

O Vale 360 News acompanha de perto a situação e atualiza informações a qualquer momento.

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.

Advertisement