O que é a luz que rasgou os céus do Vale do Paraíba na noite desta segunda (19/06): meteoro o lixo espacial? Não é possível afirmar, de acordo com especialistas. Pode se tratar de um ou outro objeto. Independentemente do que tenha sido, chamou a atenção de que estava nas ruas das cidades da região e do Sudeste do Brasil.
Especialistas foram ouvidos pelo Portal G1. Irapuan Rodrigues, astrônomo do Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), viu as imagens e explicou que pode se tratar de lixo espacial. Como as imagens não estão em alta definição não é possível afirmar o que de fato é, mas ele acredita se tratar de lixo espacial (pedaços de satélite ou foguete).
Ele disse à publicação que se for lixo espacial não é algo tão incomum de acontecer. O astrônomo ainda ressaltou que não há riscos para a população.
Já o pesquisador Wandeclayt Melo, do Instituto de Aeronáutica e Espaço de São José dos Campos, e José Williams, da divisão de astrofísica do INPE, também ouvidos pelo portal G1, acreditam que a luz se trata de um meteoro. Williams apontou que o fenômeno teve uma duração um pouco longa e houve fragmentação. Para ele, lixo espacial deixaria um rastro avermelhado na atmosfera.
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Filho aplica mata-leão e ameaça matar e colocar fogo na casa da mãe em São Sebastião
Justiça autoriza retomada de obra de supermercado no Urbanova, em São José dos Campos, em suposta área de preservação ambiental,
Idosas, sendo uma cadeirante, e homem são resgatados pelos Bombeiros de incêndio em Guaratinguetá