O que é a luz que rasgou os céus do Vale do Paraíba na noite desta segunda (19/06): meteoro o lixo espacial? Não é possível afirmar, de acordo com especialistas. Pode se tratar de um ou outro objeto. Independentemente do que tenha sido, chamou a atenção de que estava nas ruas das cidades da região e do Sudeste do Brasil.
Especialistas foram ouvidos pelo Portal G1. Irapuan Rodrigues, astrônomo do Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), viu as imagens e explicou que pode se tratar de lixo espacial. Como as imagens não estão em alta definição não é possível afirmar o que de fato é, mas ele acredita se tratar de lixo espacial (pedaços de satélite ou foguete).
Ele disse à publicação que se for lixo espacial não é algo tão incomum de acontecer. O astrônomo ainda ressaltou que não há riscos para a população.
Já o pesquisador Wandeclayt Melo, do Instituto de Aeronáutica e Espaço de São José dos Campos, e José Williams, da divisão de astrofísica do INPE, também ouvidos pelo portal G1, acreditam que a luz se trata de um meteoro. Williams apontou que o fenômeno teve uma duração um pouco longa e houve fragmentação. Para ele, lixo espacial deixaria um rastro avermelhado na atmosfera.
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Motociclista morre em colisão frontal na Rio-Santos, em Ubatuba
Ciclista empresário morre em acidente em Desafio Rural de Mountain Bike em Igaratá
Vídeo mostra fuga de criminosos depois de homicídio em Caçapava