VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Acidente fatal mobiliza trabalhadores, que param produção por uma hora na Novelis em Pindamongaba

Os trabalhadores da Novelis em Pindamonhangaba, realizaram uma paralisação nesta segunda-feira, 6 de janeiro, em protesto por mais segurança no ambiente de trabalho. O movimento ocorreu após dois acidentes fatais registrados na fábrica nos últimos seis meses. A manifestação teve duração de uma hora. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, o incidente mais recente ocorreu na noite de sexta-feira, 5 de janeiro, quando Vera Gonçalves, de 47 anos, motorista da transportadora Transbuani, foi atingida por um fardo de alumínio no pátio de logística da empresa. A operação estava sendo realizada por uma terceirizada, a Penske. O acidente anterior, registrado em 15 de julho, envolveu um técnico de manutenção elétrica que foi prensado por um veículo de transporte de bobinas no setor de Laminação a Frio.

Além dos acidentes fatais, um incidente de alto risco, sem vítimas, foi relatado em outubro. Na ocasião, houve uma colisão entre um caminhão e uma empilhadeira dentro da unidade. O sindicato afirma que esses episódios refletem a necessidade urgente de melhorias nos protocolos de segurança da fábrica.

A entidade sindical informou que tem pressionado a Novelis para revisar seus procedimentos de segurança e reforçar o treinamento dos trabalhadores. “Sempre enfatizamos as questões de segurança e colocamos como prioridade, pedindo para os trabalhadores mais atenção e cobrando fortemente a empresa sobre as pressões em cima dos trabalhadores. A liderança pressiona por produção, todos os gerentes pressionam por produção e isso tem gerado constantemente problemas dentro da empresa”, afirmou um representante do sindicato.

O ato contou com o apoio do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e do Sindicato da Construção Civil de São José dos Campos. A Novelis é uma das principais empresas do setor de alumínio no país e emprega cerca de 1.500 trabalhadores em sua unidade em Pindamonhangaba.

Outro lado

A Novelis se manifestou a respeito da paralisação dos trabalhadores na manhã desta segunda-feira e disse que “respeita as atividades das entidades de classe e preza pelo diálogo transparente entre as partes” e voltou a lamentar o acidente fatal, que ocorreu dentro da unidade na sexta-feira (03). Leia a nota da Novelis enviada ao Vale 360 News.

“O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba esteve presente em frente à fábrica da Novelis na manhã desta segunda (6) para uma breve manifestação que foi concluída.

A Novelis respeita as atividades das entidades de classe e preza pelo diálogo transparente entre as partes.

A companhia reafirma seu compromisso com a segurança e lamenta profundamente a fatalidade ocorrida na sexta (3), envolvendo a profissional de uma empresa prestadora de serviço. Todos os protocolos junto aos contratados estão sendo reforçados e as investigações estão em andamento envolvendo as autoridades responsáveis”.

Siga nosso Instagram