É “fake” que água da Sabesp esteja contaminada com produto químico. A informação de que uma empresa teria derrubado produto químico na água dos rios Paraíba e Una, que abastece a região de Taubaté, é falsa. A Sabesp reafirma que a água que é disponibilizada à população de Taubaté, Pindamonhangaba, Caçapava e Tremembé é potável e passa por tratamento nas estações da companhia antes de ser disponibilizada às pessoas.
As pessoas têm compartilhado pelas redes sociais notícias falsas e até de outras regiões do Estado acreditando se tratar de uma notícia verídica. Nos últimos dias a água dos moradores da região, realmente, apresentou-se barrenta, com odor e cheiro forte, sendo comparada a azeite. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
A Sabesp disse à reportagem que entrou em contato com a Cetesp (Companhia Ambiental de São Paulo), responsável pela verificação da água nos rios da região, e que a mesma não constatou alterações. O que teria acontecido de acordo com a companhia se deve a vazão do rio, que com a estiagem e o calor, foi alterada, causando mudança no tratamento da água.
A Sabesp garante que a água fornecida pela companhia estão dentro dos padrões exigidos pelo ministério da Saúde e não oferece riscos à saúde.
Veja a nota divulgada pela Sabesp na manhã desta quarta-feira (20/12)
“A Sabesp informa que tem investigado as causas das reclamações com as autoridades competentes, que, em conjunto com a Companhia, intensificaram pesquisas e vistorias na região nos últimos dias.
Apesar do desconforto percebido por alguns clientes há alguns dias, ajustes no sistema de tratamento para se adequar às condições do manancial asseguram que a água atinja os parâmetros previstos pelo Ministério da Saúde (Portaria GM/MS nº 888/2021). A água fornecida nos municípios de Taubaté, Pindamonhangaba, Tremembé e Caçapava é potável e não oferece riscos à saúde.
Vistorias em imóveis de clientes que buscam os canais de atendimento estão sendo realizadas sistematicamente para verificação. A Sabesp segue monitorando as etapas de tratamento, que garantem a qualidade da água destinada ao abastecimento, das redes de distribuição até a chegada ao cavalete na entrada dos imóveis dos clientes.
A Companhia pede desculpas pelos transtornos e se mantém à disposição nos canais oficiais de atendimento, pelos telefones 0800 055 0195, pelo WhatsApp oficial 11-3388-8000, ou pela agenciavirtual.sabesp.com.br”.
As imagens abaixo que circulam pelas redes sociais são fakes. Não compartilhe este tipo de mensagem.
*Matéria em atualização.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Leia mais
Produção do novo SUV, da Volks, começa em janeiro de 2025 em Taubaté
Motociclista morre em acidente com ônibus em São José dos Campos
Míssil produzido por empresa de São José dos Campos é destaque no desfile de 07 de Setembro em Brasília