"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

É “fake” que água da Sabesp esteja contaminada com produto químico

Advertisement

É “fake” que água da Sabesp esteja contaminada com produto químico. A informação de que uma empresa teria derrubado produto químico na água dos rios Paraíba e Una, que abastece a região de Taubaté, é falsa. A Sabesp reafirma que a água que é disponibilizada à população de Taubaté, Pindamonhangaba, Caçapava e Tremembé é potável e passa por tratamento nas estações da companhia antes de ser disponibilizada às pessoas.

As pessoas têm compartilhado pelas redes sociais notícias falsas e até de outras regiões do Estado acreditando se tratar de uma notícia verídica. Nos últimos dias a água dos moradores da região, realmente, apresentou-se barrenta, com odor e cheiro forte, sendo comparada a azeite. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

A Sabesp disse à reportagem que entrou em contato com a Cetesp (Companhia Ambiental de São Paulo), responsável pela verificação da água nos rios da região, e que a mesma não constatou alterações. O que teria acontecido de acordo com a companhia se deve a vazão do rio, que com a estiagem e o calor, foi alterada, causando mudança no tratamento da água.

A Sabesp garante que a água fornecida pela companhia estão dentro dos padrões exigidos pelo ministério da Saúde e não oferece riscos à saúde.

Veja a nota divulgada pela Sabesp na manhã desta quarta-feira (20/12)

“A Sabesp informa que tem investigado as causas das reclamações com as autoridades competentes, que, em conjunto com a Companhia, intensificaram pesquisas e vistorias na região nos últimos dias.

Apesar do desconforto percebido por alguns clientes há alguns dias, ajustes no sistema de tratamento para se adequar às condições do manancial asseguram que a água atinja os parâmetros previstos pelo Ministério da Saúde (Portaria GM/MS nº 888/2021). A água fornecida nos municípios de Taubaté, Pindamonhangaba, Tremembé e Caçapava é potável e não oferece riscos à saúde.

Vistorias em imóveis de clientes que buscam os canais de atendimento estão sendo realizadas sistematicamente para verificação. A Sabesp segue monitorando as etapas de tratamento, que garantem a qualidade da água destinada ao abastecimento, das redes de distribuição até a chegada ao cavalete na entrada dos imóveis dos clientes.

A Companhia pede desculpas pelos transtornos e se mantém à disposição nos canais oficiais de atendimento, pelos telefones 0800 055 0195, pelo WhatsApp oficial 11-3388-8000, ou pela agenciavirtual.sabesp.com.br”.

As imagens abaixo que circulam pelas redes sociais são fakes. Não compartilhe este tipo de mensagem.

É "fake" que água da Sabesp esteja contaminada com produto químico
Post falso que circula nas redes sociais
É "fake" que água da Sabesp esteja contaminada com produto químico
Post falso que circula nas redes sociais
É "fake" que água da Sabesp esteja contaminada com produto químico
Post falso que circula nas redes sociais
É "fake" que água da Sabesp esteja contaminada com produto químico
Notícia de outra região do Estado

*Matéria em atualização.

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.