Os cães são obrigados a usar focinheiras e em São José dos Campos desde esta sexta-feira (08/12), de acordo com lei que foi aprovada pelos vereadores em novembro, depois que um Spitz Alemão, conhecido como Fox, foi atacado por um Bull Terrier e teve o focinho arrancado. Na ocasião, Fox não resistiu e morreu. O caso gerou comoção em todo o Brasil.
O projeto de lei aprovado pela Câmara de São José dos Campos obriga os tutores a colocarem coleira, focinheira com grade, guia curta e enforcador em passeios públicos com os cães de grande porte, que são: CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
- Mastim napolitano;
- Pitbull;
- Rottweiler;
- American Staffoshire Terrier;
- Dogo argentino;
- Dobermann;
- Fila brasileiro;
- Prensa-canário;
- Cane corso;
- Bulldog americano;
- Bull terrier.
Outros cães derivados das raças acima também estão sujeito à lei. Cães com perfil agressivo, sem raça definida, também entram na regra.
Conforme estipulado na lei, o responsável pelo animal que for identificado em desacordo com as diretrizes estabelecidas estará sujeito a uma penalização financeira equivalente a um salário-mínimo em vigor. No caso de incidentes envolvendo o animal e terceiros, a penalidade pode atingir até cinco salários-mínimos.
Foto de Capa: Imagem de wirestock no Freepik
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Leia mais
Conheça a Réplica da Casa de Dom Bosco, que fica em Pinda e atrai centenas visitantes
Trecho de Serra da Rodovia Oswaldo Cruz está totalmente interditado e sem previsão de liberação
Saiba detalhes: Acidentes na Via Dutra no Vale do Paraíba resultam na morte de motociclista e quatro feridos