Litoral tem calor de 37,4 ºC e temperatura bate recorde para maio em Taubaté e Cachoeira Paulista. O calor escaldante não vai dar trégua na região Metropolitana do Vale do Paraíba e é bom se acostumar, porque o mês de maio promete ser quente e sem muita chuva na região. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Nesta quinta-feira (02/05), os termômetros marcaram 37,4 ºC em Bertioga, na estação oficial do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e que serve de parâmetros para as cidades do Litoral Norte de São Paulo, como São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.
Em Taubaté, foi registrada a maior temperatura para o mês de maio desde o início das medições. A máxima na cidade foi de 33,4 ºC às 16h. Antes, a maior temperatura registrada para o mês de maio foi 31,6°C, em 07 de maio de 2010.
Cachoeira Paulista e São Luiz do Paraitinga seguiram Taubaté e também tiveram marcas recordes. Em Cachoeira Paulista a máxima foi de 34 ºC contra 31,2 ºC em 12 de maio de 2019. São Luiz teve 30,9 ºC ante 29,3 ºC também de 12 de maio de 2019.
O Inmet colocou o Vale do Paraíba e Litoral Norte em um quadro de perigo. Nos próximos dias a temperatura estará muito elevada, pelo menos cinco graus acima do normal, de acordo com o instituto.
Até quando vai o Verão fora de época?
De acordo com os institutos de meteorologia, aqui No Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte as condições de calor e tempo seco persistem até pelo menos dia 15 ou 16 de maio. As temperaturas serão sempre acima de 30 ºC.
No Litoral Norte, nesta sexta-feira (03/05), pode haver uma chuva rápida, porém que não vai dar muito alívio no calorão.
Tempo seco
Os meteorologistas também chamam a atenção para o ar seco. A umidade relativa do ar a 31% nesta quinta em Taubaté. A tendência é que estes valores diminuam ainda mais ao longo dos próximos dias. A baixa umidade traz efeitos nocivos para a saúde e aumenta o risco de queimadas. A recomendação é evitar fazer atividades físicas entre 10h e 17h e ingerir muita água.
No mapa abaixo fica bem definido o tempo aberto e seco no centro-sul do Brasil e o alto volume de chuva no Rio Grande do Sul. A alta pressão impede o avanço da frente fria que segue estacionada na região sul do Brasil.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Moradores de Taubaté e São José dos Campos registram granizo durante chuva desta terça (07)
Chuva forte e com granizo em São José dos Campos atinge UPA e alaga ruas
Tempo melhora, mas chance de chuva forte persiste no Vale do Paraíba até virada do ano