"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Operação especial da Lei Seca acontece durante toda a semana no Vale do Paraíba e Estado de São Paulo

Advertisement

Uma operação especial da Lei Seca vai reforçar a fiscalização de motoristas que dirigem sob o efeito de álcool no Vale do Paraíba e em todo o Estado de São paulo. A ação, que faz parte da Semana Nacional de Trânsito, começa nesta segunda-feira (18/9) e vai até o dia 25 de setembro, com o apoio das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), serão realizadas 18 operações simultâneas em cada uma das superintendências regionais do órgão no estado. As blitzes devem se concentrar nas áreas com maior movimento de bares e casas noturnas, especialmente na sexta-feira (22/9) e no sábado (23/9).

O objetivo da operação é reduzir o número de acidentes de trânsito causados pelo consumo de bebidas alcoólicas. Quem for flagrado dirigindo embriagado será multado em R$ 2.934,70, terá a carteira de habilitação suspensa por 12 meses e responderá por crime de trânsito.

De acordo com o Detran, as operações da Lei Seca têm aumentado no estado. De janeiro a agosto de 2023, foram fiscalizados 154.185 veículos, com 5.791 recusas ao teste do bafômetro, 384 infrações por direção sob o efeito de álcool e 99 crimes de trânsito por embriaguez. No mesmo período de 2022, foram fiscalizados 84.367 veículos, com 3.825 recusas ao teste do bafômetro, 461 infrações por direção sob o efeito de álcool e 113 crimes de trânsito por embriaguez.

Além da operação especial da Lei Seca, o Detran também anunciou a reativação do Observatório Estadual de Trânsito e a ampliação do Infosiga, que passará a coletar, tabular e apurar dados de trânsito no estado.

Foto de Capa: Adriana Alves/Detran-SP

Calor será excepcional e de extremo perigo no Vale do Paraíba e no Brasil nos próximos dias, alertam meteorologistas

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.