"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Moradores do Vale do Paraíba podem concorrer a mais de 4 mil vagas em cursos profissionalizantes do Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego

Advertisement

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abriu inscrições para o programa que oferece 4.275 vagas em cursos gratuitos e remotos do Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego. Essa iniciativa é voltada para jovens de 16 a 24 anos que têm o ensino fundamental completo e buscam ingressar no mercado de trabalho. Os cursos, distribuídos em seis opções na área de Gestão de Negócios, visam suprir a demanda por profissionais qualificados no setor produtivo. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

Cursos Oferecidos pelo Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego :

  1. Ajudante de Logística
  2. Assistente Financeiro
  3. Excel Aplicado à Área Administrativa
  4. Gestão de Pequenos Negócios
  5. Marketing Digital
  6. Vendas em Redes Sociais e Office 2019

Com duração de 120 horas, os cursos têm previsão de início em maio e término em agosto. As aulas serão realizadas de forma virtual e ao vivo, permitindo que os alunos acompanhem o conteúdo em horários previamente estabelecidos. A seleção dos cursos foi baseada em uma análise de mercado das diferentes regiões, garantindo uma oferta alinhada com as necessidades do mercado de trabalho local.

As inscrições estão abertas até o dia 24 de abril e podem ser feitas diretamente no site www.qualificasp.sp.gov.br. Não será realizado nenhum processo seletivo, e a comunicação com os inscritos será feita exclusivamente por e-mail, utilizando as informações fornecidas durante o cadastro no site. Essa iniciativa é realizada em parceria com a Escola Start.

Serviço:

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) desempenha um papel crucial na reindustrialização e atração de investimentos em São Paulo, visando gerar emprego, renda e desenvolvimento regional. Além do Qualifica SP, a SDE promove programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, como as linhas de microcrédito do Banco do Povo. As instituições vinculadas incluem a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Como participar Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego ?

● Para participar do Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego, é necessário se inscrever no site (www.qualificasp.sp.gov.br) e selecionar a opção de curso e unidade de ensino de interesse.

Público-alvo: Jovens de 16 a 24 anos com Ensino Fundamental completo e que moram no Estado de São Paulo.

Quais os critérios para participar?

1. Ter de 16 a 24 anos de idade;
2. Residir no Estado de SP;
3. Ter Ensino Fundamental completo;

Qual o período de inscrição do Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego ?

Inscrições até o dia 24 de abril, por meio do site www.qualificasp.sp.gov.br

GOV.BR

No momento de entrar no site, a pessoa precisará acessar o seu login no GOV.BR,

Como funcionará a convocação dos candidatos para matrícula?

O período de matrícula irá ocorrer entre o final da tarde do dia 25/04 e o dia 02/05. A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por correspondência eletrônica (e-mail), utilizando-se dos dados pessoais de cada candidato informados no ato da inscrição.

Quais os critérios de classificação?

Jovens moradores do Estado de São Paulo, entre 16 e 24 anos e com Ensino Fundamental completo, estão aptos a se candidatar para uma vaga nos cursos. O Qualifica-SP não possui prova de seleção.

Quando os cursos têm início?

● Os cursos têm previsão de início em maio de 2024.

Qual a data de término dos cursos?

● Os cursos deverão ser concluídos em meados de agosto de 2024.

Ao realizar a inscrição, a vaga é assegurada no curso?

Ainda não. O recebimento da confirmação da inscrição não assegura a efetivação da matrícula no curso. Após a inscrição e seguindo os critérios de classificação dos inscritos será enviada a convocação para matrícula em 1a chamada. Havendo vagas remanescentes, os inscritos em lista de espera serão convocados nas demais chamadas

Calendário de convocação para a matrícula

1° convocação: final da tarde do dia 25 de abril até o dia 29 de abril
2° convocação: 30 de abril a 02 de maio

Bolsa-auxílio

Não haverá oferta de bolsa nessa oferta.

Teste Vocacional

Para quem estiver na dúvida sobre qual curso escolher, o Estado de São Paulo também disponibiliza um teste vocacional via o App Meu Futuro Profissional. O aplicativo é gratuito e é possível baixá-lo para Android, na Play Store, e para IOS, na App Store.

*Foto de Capa: Gastão Guedes

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.