Polícia flagra furto de energia elétrica em bairro nobre de Taubaté. Uma operação policial acompanhada de agente da concessionária de energia elétrica aconteceu nesta terça-feira (11/06), em um bar localizado no bairro Independência. A EDP estima que foram furtados até R$ 10 mil em energia. ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
No bar, os técnicos da EDP identificaram o desvio da energia e o local na sequência foi periciado pela polícia civil e o caso registrado na delegacia de plantão. Os responsáveis pelo estabelecimento foram ouvidos e liberados e o proprietário deve responder pelo crime de furto de energia, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”. Além do processo criminal, o proprietário irá arcar, conforme a regra da Resolução ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.
Como é identificado o furto de energia elétrica?
A EDP esclarece que o furto de energia é detectado com a ajuda da tecnologia, por meio de algoritmos de inteligência artificial, padrões de consumo, métodos e ferramentas estatísticas.
Tal mapeamento possibilita direcionar equipes especializadas para inspeções em campo. O time da EDP é treinado para atuar de forma cada vez mais eficaz e ainda conta com um aliado de extrema importância: a tecnologia de última geração.
No ano passado, somente em Taubaté, a EDP recuperou o equivalente a 3.594 MW/h (Megawatt/hora) com as ações de combate às fraudes . Este volume de energia é suficiente para abastecer uma cidade do porte de Roseira por dois meses.
Prejuízos e riscos
A Concessionária de energia elétrica ressalta que o furto de energia traz prejuízos a toda cadeia produtora e consumidora e um dos impactos é a queda na arrecadação de impostos que são coletados por meio da conta de energia e podem beneficiar a sociedade em áreas importantes, como saúde e educação.
Além disso, de acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a composição do valor da tarifa de energia também leva em conta as perdas elétricas. Desta forma, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.
Além de ser uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia. A EDP reforça que somente profissionais habilitados podem manusear a rede elétrica, com a técnica e os equipamentos de segurança necessários.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Jovem é preso por descumprimento de medida protetiva e violência psicológica contra companheira em Caçapava; agressões eram “quase diárias”
Depois de roubo à moto, dois suspeitos entram em confronto com a GCM em São José dos Campos e um morre
Homem que estava desaparecido no Vale do Paraíba é encontrado em matagal em Pinda