VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Secretário diz que SJC é segura, mas nas redes sociais joseenses discordam. Dados da SSP mostram piora nos índices criminais

Advertisement

Secretário diz que São José dos Campos é segura, mas nas redes sociais joseenses discordam. Dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública) mostram piora nos índices criminais. Um vídeo gravado por Bruno Santos, Secretário de Proteção ao Cidadão, no perfil dele no Instagram e compartilhado por outras páginas da rede social foi objeto de críticas. O vídeo foi publicado neste sábado (20/01), depois da maior crise de segurança de São José nos últimos anos. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

A morte de um homem, de 34 anos, no Jardim São José II, na terça-feira (16), desencadeou diversas ações criminosas, que não foram contidas a contento pelas forças de segurança. Além de colocarem fogo em barricada de pneus, os criminosos atearam fogo em quatro ônibus, causando enormes prejuízos à população, além da insegurança no direito sagrado de ir e vir.

Na esteira dos acontecimentos, um vídeo foi publicado pelo Secretário de Proteção ao Cidadão dizendo que a cidade é segura, o que contradiz os eventos que aconteceram na cidade e os números da SSP. Assista abaixo.

O vídeo postado na página pessoal do Secretário conta com apoio maciço dos seguidores e elogios eloquentes, porém no mesmo vídeo compartilhado por outras páginas com mais engajamento na cidade o que se observa é a revolta da população com o sistema de segurança e contestação do que é dito por Bruno Santos. Abaixo, na galeria, o Vale 360 News traz o recorte dos comentários nas duas páginas. Clique e Veja.

Comentários em página que replicou o vídeo

Comentários na página do Secretário

Os dados da SSP – 20 meses de Anderson Farias x 20 últimos meses de Ramuth

Os dados do órgão mostram que cinco entre sete dos principais índices de criminalidade pioram em São José dos Campos desde que Anderson Farias assumiu em abril de 2022. O período de comparação diz respeito aos 20 meses do atual governo com os últimos 20 meses do governo Felício Ramuth.

A piora é sensível nos seguintes índices: homicídios, estupro, latrocínios, furtos totais e furto de veículos. Houve melhora no número de roubos e carros roubados. Os números estão apresentados detalhadamente abaixo.

O Vale 360 News questionou diversas vezes, recentemente, o Prefeito Anderson Farias (PSD) e o vice-governador, Felício Ramuth (PSD), a respeito dos números da SSP, porém o discurso marketeiro, supostamente teria atrofiado a visão dos políticos para a realidade que salta aos olhos da população. O único discurso para justificar São José como a segunda cidade segura do Brasil é o de veículos roubados recuperados.

Na ocasião em que foram indagados a respeito dos números que mostram a realidade da cidade, a resposta para a reportagem foi a seguinte, proferida por Ramuth: “É natural que parte da imprensa apresente resultados pontuais como resultado de um longo e extenso trabalho. Isso é um erro que pode ser corrigido com informação, daí a oportunidade de falarmos. Quando se tem 12 veículos roubados por mês, em uma cidade de 750 mil habitantes, pode haver um mês em que ocorram 14 roubos de veículos. Os índices estão entre os melhores do país”, disse Ramuth. Relembre

Vice-Governador disse que parte da imprensa erra ao divulgar dados corretos do aumento da criminalidade em São José dos Campos

Nos 20 meses do governo Anderson Farias na comparação com os últimos 20 meses do governo Ramuth os números são os seguintes:

  • Aumento de 5,71% no número de homicídios (saltou de 70 para 74)
  • Aumento de 37,88% no número de estupros (saltou de 198 para 273)
  • Aumento de 33,33% no número de homicídios (saltou de 3 para 4)
  • Aumento de 30,74% no número de furtos outros (saltou de 7.720 para 10.095)
  • Aumento de 46,45% no número de veículos roubados (saltou de 1.461 para 2.140)
  • Diminuição de 19,34 % no número de roubos outros (diminuiu de 2.639 para 2.128)
  • Diminuição de 29,46% no número de veículos roubados (diminuiu de 461 para 325)

Os números da SSP mostram que o discurso de carros recuperados, oriundos de roubos, na gestão Farias representa 15% menos do que no período de comparação com o governo Ramuth. Nos últimos 20 meses da gestão Felício foram recuperados 704 veículos contra 597 nos 20 meses da gestão Farias.

Outro lado

O Secretário de Proteção ao Cidadão de São José dos Campos, Bruno Santos, foi contatado para compartilhar sua perspectiva sobre os comentários divergentes referentes ao vídeo dele publicado em outras páginas do Instagram, assim como os elogios expressos por seguidores em sua rede social de origem. No entanto, o Secretário indicou que a reportagem deveria buscar a equipe de assessoria em plantão para obter maiores informações.

Seguindo a orientação do Secretário, o Vale 360 News entrou em contato com a assessoria, mas até o momento, não obteve retorno. Além disso, a assessoria do vice-governador, Felício Ramuth, e a do Prefeito, Farias, também foram contactadas, porém, não houve nenhum pronunciamento por parte deles. Caso ocorra alguma manifestação por parte dos envolvidos, a reportagem será prontamente atualizada com as informações correspondentes.

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Advertisement