Por Bianca Góes/Especial para o Vale 360 News
Em São José dos Campos, o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), oficializou, na manhã deste sábado (20), a candidatura de Toninho Ferreira à Prefeitura, tendo como vice a advogada Janaína dos Reis. A cerimônia abriu a série de convenções partidárias às eleições municipais de 2024 e aconteceu no Cine Teatro Benedito Alves, no centro da cidade.
Em entrevista ao Vale 360 News, Toninho declarou seus principais projetos, com destaque à implantação da Tarifa Zero. “O transporte, hoje, é uma coisa muito cara. Dependendo do bairro em que a pessoa está, fica mais barato o transporte individual do que o coletivo”, disse.
Durante seu discurso e com viés socialista, o candidato defendeu a classe trabalhadora e, segundo ele, é necessário que haja uma mudança na forma de governar a região. “Colocar a cidade para defender os trabalhadores e não só para os ricos, como é feito atualmente”, acrescentou. Além disso, ele se posicionou contra a implantação de escolas no modelo cívico militar, a privatização do Parque da Cidade e terceirização da Saúde.
A regularização de bairros também foi pauta, com foco no Banhado. ”Vamos regularizar e urbanizar, nada de querer passar vias e avenidas, como estão querendo fazer. Nós vamos preservar do jeito que está. Um esgoto a céu aberto, como existe até hoje e há dezenas de anos, e nunca nenhum prefeito resolveu isso? Queremos que a população pobre more perto da rica”, declarou Toninho Ferreira.
Já Janaína dos Reis, nomeada como vice à Prefeitura de São José dos Campos, pelo PSTU, disse que cidade está vivendo uma situação de calamidade e questionou “Bom para quem viver em São José?”. A candidata ressaltou o aumento na violência contra a mulher e necessidade de políticas públicas à população mais carente. “Aqui nessa cidade é tudo para os empresários e nada para os pobres. E aí existe uma criminalização da pobreza para justificar tudo isso [os problemas] que acontece”, afirmou.
O PSTU também posicionou-se contra a vinda do presidente Lula, na data de ontem (19) a São José dos Campos, onde anunciou um financiamento de R$ 4,5 bi em exportações de aviões da Embraer. O chefe do Executivo foi fortemente criticado e os líderes do partido disseram não se sentir representados.
Chapa do PSTU em São José dos Campos
Para compor a chapa, o PSTU também anunciou os pré-candidatos ao cargo de vereador(a), sendo eles: Weller Gonçalves, presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região; Ernesto Gradella, ex-deputado federal; e Raquel de Paula, funcionária dos Correios e dirigente do Sintect-VP.
Pesquisas eleitorais
Segundo o último levantamento das intenções de voto, pesquisa realizada pelo OVALE/Simpi, o PSTU aparece com 2% e está entre os últimos colocados, no município de São José. A atual liderança é do ex-prefeito e ex-deputado federal Eduardo Cury (PL), com 36%. Em seguida, aparece o atual prefeito Anderson Farias (PSD), com 19,10%.
Em terceiro lugar seria o ex-vereador Wagner Balieiro (PT), com 8,70%, seguido do deputado estadual Dr. Elton (União) com 8,40%, Toninho Ferreira (PSTU) com 2%, e o professor Wilson Cabral (PDT) com 0,70%.
Foto de capa: Bianca Góes/Vale360news
*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias de turismo. Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Sabesp deixa população sem água em São José dos Campos
Homem estava em surto psicótico quando fez idosa refém na rodoviária de Taubaté, diz PM
“Covardia o que estão fazendo comigo”, diz homem que fez idosa refém na rodoviária de Taubaté