VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Transferências de veículos no Vale do Paraíba e Litoral Norte não precisam mais ser feitas em cartório: Processo agora é digital

Advertisement

Transferências de veículos no Vale do Paraíba e Litoral Norte não precisam mais ser feitas em cartório. Todo o processo agora é digital. O lançamento da Transferência Digital de Veículos (TDV) foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas, juntamente com o Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP). A TDV revoluciona a forma como os proprietários de veículos realizam a transferência de titularidade, tornando-se o primeiro estado do país a oferecer esse serviço de forma totalmente digital. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

O evento de apresentação, realizado no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil e do setor privado, evidenciando a importância e o impacto desta inovação para a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.

Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a aposta na digitalização é a chave para o crescimento e a melhoria dos serviços oferecidos pelo estado. “Nossa estratégia é a seguinte: nós apostamos na digitalização e a experiência nos mostra que é o caminho correto. Os governos que estão apostando na digitalização estão fazendo com que os Estados cresçam mais e ofereçam serviços melhores”, afirmou durante a apresentação.

A Transferência de Veículos digital estará disponível no aplicativo do Poupatempo, na aba “Transferir Propriedade de Veículos”. O processo, que é 100% automatizado, valerá para vendedores e compradores que possuem a conta Gov.Br nos níveis prata ou ouro e permitirá a transferência entre pessoas físicas de forma instantânea, sem a necessidade de deslocamento a cartórios ou postos do Detran. A TDV também elimina a necessidade de validação em cartório, tornando o processo mais ágil e simplificado.

A TDV exige a inspeção do veículo por uma empresa credenciada de vistoria, como também acontece no processo tradicional. Com a automatização, a troca de propriedade deverá ocorrer em cinco minutos, de acordo com a Prodesp. Sem a digitalização, o prazo varia entre três e dez dias úteis, incluindo análise da documentação remetida pelo proprietário via site do Detran-SP.

Na primeira fase, a TDV estará disponível para transferências entre pessoas físicas de veículos que possuem o Certificado de Registro de Veículos em formato digital, com placas Mercosul ou convencionais. Nos próximos meses, o serviço será estendido para veículos com Documento Único de Transferência (DUT) em papel, pessoas jurídicas e transações mediadas por procurações públicas.

Um dos principais benefícios da TDV é a dispensa de intermediação, tornando o processo mais acessível e conveniente para os proprietários de veículos. De acordo com o presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, “até agora, o proprietário precisava da validação de um cartório e também ir presencialmente a um posto do Detran para concretizar a transferência. Agora, basta um celular, o download do documento de vistoria e o pagamento da taxa via Pix”.

Além da Transferência Digital de Veículos, o Detran-SP também apresentou atualizações do aplicativo Talonário Eletrônico, que permite a digitalização completa de infrações registradas pelo órgão. Essas iniciativas fazem parte de um esforço mais amplo de transformação digital promovido pelo Governo de São Paulo, que visa modernizar e simplificar os serviços oferecidos pelo Detran-SP.

Com a implementação da TDV, espera-se uma facilitação significativa nas transações de veículos, beneficiando não apenas os moradores do Vale do Paraíba e Litoral Norte, mas também toda a população do estado de São Paulo. Essa iniciativa reforça o compromisso do governo estadual em promover a eficiência, transparência e inovação na prestação de serviços públicos, preparando o caminho para um futuro cada vez mais digital e acessível a todos.

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.
Advertisement