VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

VÍDEOS: São Sebastião decreta estado de calamidade pública devido às chuvas e prefeito relata óbitos não confirmados

São Sebastião decreta estado de calamidade pública devido às chuvas e prefeito relata óbitos não confirmados. Choveu mais de 600 milímetros em oito horas na cidade, de acordo com os pluviômetros automáticos do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Natuais), em pontos da Costa Sul da Sul, como Barra do Una, Boiçucanga, Juquehy, Vila Sahy e Tropicanga. Este é um volume de chuva excepcional. O prefeito, Felipe Augusto, cancelou o Carnaval e ressaltou que a prefeitura ainda contabiliza o número de pessoas desabrigadas e desalojadas na cidade.

Augusto, durante uma das transmissões dos acontecimentos, pelas redes sociais disse que há relatos de óbitos não confirmados e também ressaltou que as equipes de resgate não conseguem chegar a muitos pontos do município, que estão isolados. “A situação é extremamente crítica. Evite sair de casa”, pediu o prefeito. Os bairros mais afetados são os citados acima.

O prefeito ressaltou que há diversas casas que desmoronaram no município ou estão em risco de ruir. Vila Progresso, em Juquehy, houve deslizamento de terra, que soterrou ao menos três casas (as imagens abaixo são impressionantes). Ainda no bairro Juquehy, uma família que é de São Paulo e tem casa de veraneio em São Sebastião passou por momentos de apuro. A água chegou até a altura do peito dos adultos.

O relato de Carol Villela à reportagem impressiona: “Somos em dois casais, uma senhora idosa e três crianças. Ontem, sábado 18/02, por volta das 18h começou a chover aqui na praia de Juquehy de forma muito intensa. As ruas logo começaram a encher e depois os jardins das casas. Quando, por volta das 23h, percebemos a água entrando por baixo das portas da casa e logo em seguida pelos ralos. Foi questão de pouquíssimos minutos para a casa toda estar inundada. Nossos dois carros foram tomados pela água e chegaram a boiar. A água não parava de subir, ligamos para Bombeiros e Polícia Militar, mas nenhum deles apareceu para resgate. Ouvimos um estrondo e havia sido o muro da casa desabando…. nesse momento, a correnteza dentro da casa ficou tão forte que estourou alguns vidros das portas internas. A água continuava a subir e estava na altura da cintura, quando pedimos socorro ao vizinho da frente que é um sobrado…colocamos as crianças nos ombros e fomos atravessar a rua com água no peito já… o vizinho não conseguia abrir o portão dele por conta da força da água e quando conseguimos formou uma correnteza muito forte e puxou a gente pelo portão dele… graças a Deus, eles foram rápidos e pegaram as crianças de nós e as levamos rápido para o andar de cima… eu mesma cai nessa correnteza e só parei porque o carro deles estava na frente, boiando também e me segurou. O andar de baixo da casa dele estava destruído, o freezer tinha ido parar dentro da piscina. As crianças e eu ficamos acolhidos e os homens continuaram na nossa casa por conta da senhora idosa que não conseguiria atravessar a água. No decorrer da noite a água subiu mais e mais. Eles se abrigaram em uma cama alta. Agora, 9h40 de domingo (19) continua chovendo em Juquehy, fraco mas continua, a água está baixando aos poucos…Uma noite de caos e desespero”.

No bairro Topolândia, duas casas caíram e há diversas em risco de queda. As famílias estão sendo levadas para a escola Patrícia Viviane. O prefeito, Felipe Augusto, disse que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freritas, está ciente da calamidade em São Sebastião e já ofereceu ajuda.

Nesta manhã, o prefeito já fez um sobrevoo pelos bairros mais atingidos, com representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Ouça e veja o relato de desespero de um homem pela Costa Sul de São Sebastião.

Soterramento de casas em Juquehy.

Chuva atinge casas em Juquehy. Famílias ficam com a água pelo peito e quase é mulher quase é levada pela correnteza. 

Prefeito anuncia estado de calamidade pública. Carnaval está cancelado. 

 

Pedra rola de encosta e mata menina de 07 anos em Ubatuba

Serra antiga da rodovia dos Tamoios é interditada por causa de risco de queda de barreira

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre na nossa comunidade. 

ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DO LITORAL. É GRÁTIS!

SIGA NOSSO INSTAGRAM

Leia mais

 

 

Advertisement