VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

Volks Taubaté vai fabricar carro 100% desenvolvido no Brasil. Saiba mais detalhes

Advertisement

Volks Taubaté vai fabricar carro 100% desenvolvido no Brasil. O anúncio foi feito pela montadora na manha desta sexta-feira (02/02). O Polo também continua sendo fabricado na unidade. Além do veículo produzido na planta do Vale do Paraíba, a Volkswagen anunciou a produção de outros três novos carros, sendo dois em São Bernardo do Campo e um em São José dos Pinhais. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

A produção deste veículo, um SUV, inédito em Taubaté vem na esteira da contratação de mais 130 funcionários para incrementar o quadro de funcionários, que são 3.100. Acordo aprovado em novembro do ano passado, em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, ainda prevê a manutenção dos empregos na montadora na cidade até 2028.

O novo SUV compacto da Volks que vai ser produzido em Taubaté deve ser lançado em 2025. A montadora alemã não deu mais detalhes de como será o veículo e nem o nome dele.

Investimentos

Os investimentos, de agora até 2028, serão de R$ 9 bilhões. Haverá até lá o lançamento de 16 novos modelos de carros, incluindo modelos 100% elétricos, híbridos e total flex.

“A Volkswagen do Brasil tem consolidado uma trajetória de 70 anos de sucesso no País, sendo a marca que mais cresceu em volume de vendas em 2023 e líder nos segmentos mais importantes, de SUVs e carros de passeio, no Brasil no ano passado.

A preferência dos consumidores é resultado dos nossos investimentos e da força da nossa ofensiva de produtos, oferecendo o portfólio mais completo do mercado. Agora, a Volkswagen reafirma sua confiança no Brasil e mais que dobra seus investimentos para R$ 16 bilhões. Vamos lançar 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e Total Flex.

No primeiro momento, o novo aporte já contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as 4 fábricas da Volkswagen do Brasil. Assim, reforçamos o nosso compromisso com o País, com nossos clientes, concessionários, fornecedores e colaboradores”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

Veículos Híbridos e Novo Motor

Nesse primeiro momento, parte significativa desse aporte se destina ao desenvolvimento e produção de projetos inovadores, com foco na descarbonização, abrangendo todas as quatro fábricas da Volkswagen do Brasil. Os destaques incluem quatro novos veículos, sendo uma pick-up, um motor altamente eficiente projetado para veículos híbridos e uma nova plataforma, que se destaca pela inovação tecnológica, flexibilidade e sustentabilidade.

Esses novos modelos são inéditos no portfólio da Volkswagen do Brasil e desempenharão um papel fundamental na aceleração da estratégia de descarbonização da marca na Região América do Sul. Isso está em consonância com a visão global da Volkswagen, representada pela estratégia “Way to Zero”, que busca atingir a neutralidade de carbono em todas as unidades da empresa ao redor do mundo, considerando tanto produtos quanto processos de produção.

Uma das grandes novidades é a introdução da plataforma MQB Hybrid no Brasil. Essa plataforma já está instalada na fábrica de Taubaté, que se destaca pela inovação tecnológica, flexibilidade e sustentabilidade, permite a combinação de sistemas de combustão avançados com eletrificação, incluindo o uso de sistemas de alta voltagem.

O projeto MQB Hybrid incorpora uma arquitetura eletrônica de última geração, promovendo maior conectividade e segurança por meio da tecnologia de Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS). Além disso, oferece mais conforto e espaço interno, tornando a experiência do motorista ainda mais agradável.

Desenvolvida com o envolvimento ativo da equipe de engenheiros da Volkswagen do Brasil, especialmente para atender às demandas da Região América do Sul, a nova plataforma está sendo desenvolvida com o auxílio de tecnologias avançadas de simulação virtual, destacando-se por um investimento considerável na capacitação das equipes e na modernização dos processos de produção.

Para fortalecer ainda mais a estratégia de eletrificação da marca no Brasil, esses novos veículos eletrificados se somarão aos já lançados ID.4 e ID.Buzz, veículos totalmente elétricos disponibilizados no país por meio do programa VW Sign & Drive desde o ano passado.

Esta nova ofensiva de produtos abarca a produção de dois veículos inéditos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Em São José dos Pinhais (PR), será produzida uma pick-up inédita, enquanto a picape Amarok continuará a ser produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina. A unidade de Taubaté (SP) se dedicará à fabricação de um veículo 100% desenvolvido no Brasil.

Complementando essa investida, a fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, localizada em São Carlos (SP), produzirá um motor inovador e ainda mais eficiente para veículos híbridos.

É importante destacar que, em 2023, a Volkswagen do Brasil conseguiu estender o prazo dos Acordos Coletivos com os Sindicatos de suas quatro fábricas até 2028. A aprovação da maioria dos colaboradores em todas as plantas foi um passo fundamental para viabilizar esses novos investimentos e a produção de veículos e sistemas de propulsão inovadores em solo brasileiro. Com essa iniciativa, a Volkswagen do Brasil reforça seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o futuro da mobilidade no país.

Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.

Advertisement