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Para não haver apagão perto das garagens de ônibus elétricos em SJC vai ser necessário adequar a rede, aponta estudo

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O sonho da Prefeitura de São José dos Campos em eletrificar toda a frota de ônibus da cidade a partir do fim de 2024 esbarra em um problema que até agora a gestão Anderson Farias não respondeu: a adequação da rede elétrica para suportar o carregamento de dezenas de ônibus elétricos em SJC de forma simultânea. Como isso será feito? Quem vai bancar? Já houve alguma conversa com a EDP? A reportagem já havia alertado para o probabilidade de falta de energia, caso haja o carregamento de mais de 50 ônibus do tipo padron, mais comum, na mesma rede (Leia no link abaixo).

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Estudo da ANTP (Agência Nacional de Transportes Públicos), de outubro de 2023, aponta para a necessidade de adequações das redes de distribuição de energia elétrica nos bairros para que não falte luz na casa das pessoas que moram perto das garagens. As repercussões a respeito da eletrificação do transporte são amplamente discutidas no site especializado Portal Diário do Transporte.

Intitulado “Custos dos Serviços de Transporte Público por Ônibus Elétrico – Metodologia de Cálculo e Parâmetros”, o trabalho foi conduzido pelo professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Fernando Fleury Filho, e pelo Engenheiro Civil/Escola Politécnica/USP, Mestre em Transportes/UNICAMP e Consultor de Transporte, Rodrigo Eduardo Dias Verroni. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

“Enquanto para o ônibus a diesel o abastecimento é de tecnologia bem definida e largamente experimentada (bomba de combustível), cujo carregamento é muito rápido, os equipamentos de carregamento de veículos elétricos ainda estão em fase de amadurecimento tecnológico. A infraestrutura elétrica necessária para suportar o carregamento de baterias constitui um item de grande importância e difícil padronização. A depender da capacidade dos carregadores instalados e do número de veículos que estarão em processo de recarga de forma simultânea, a reforma dos sistemas elétricos poderão implicar a implantação de subestações de média capacidade que demandarão autorizações específicas, projetos particularizados, análise da rede de transmissão,
além dos custos dos equipamentos em si”, diz o documento.

Ao Podcast do Transporte, Fleury Filho disse que a transição deve ser feita “de forma gradual e entendendo os próprios limites sobre a eletrificação da frota. Limites que por um lado vem exatamente da criação de uma margem de segurança para que os serviços possam ser sempre prestados com a qualidade necessária. Limites estabelecidos sobre a própria capacidade de geração e distribuição de energia, para que a gente evite riscos de desabastecimento pela forte demanda que uma eletrificação representaria para toda a capacidade de produzir e distribuir energia. Essa foi, infelizmente, uma aprendizagem na prática sobre uma das vertentes, mas que de certa forma alerta para o todo. A gente tem que planejar com muita cautela essa transição”, disse Fleury.

Segundo o especialista, a preocupação não pode ser confundida com ser contra ônibus elétricos, mas é acima de tudo preparar as cidades para que uma boa solução ambiental (mesmo não sendo a única), que é a eletrificação da frota do transporte coletivo, não seja prejudicada porque questões básicas não foram resolvidas.

O que dizem EDP e Prefeitura

A EDP, concessionária de energia elétrica que presta serviço na cidade de São José dos Campos foi procurada pela reportagem e se manifestou por meio de nota sobre o tema, dizendo que está à disposição da Prefeitura para conversar sobre a demanda da eletrificação da frota de ônibus.

“A EDP informa que que acompanha o caso e se colocou à disposição da Prefeitura Municipal de São José dos Campos para orientação e tratativas”, disse a EDP.

A Prefeitura de São José dos Campos também foi procurada, mas ainda não se manifestou a respeito de tema tão relevante para a população joseense.

*Foto de Capa: Claudio Vieira/PMSJC

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