O sonho da Prefeitura de São José dos Campos em eletrificar toda a frota de ônibus da cidade a partir do fim de 2024 esbarra em um problema que até agora a gestão Anderson Farias não respondeu: a adequação da rede elétrica para suportar o carregamento de dezenas de ônibus elétricos em SJC de forma simultânea. Como isso será feito? Quem vai bancar? Já houve alguma conversa com a EDP? A reportagem já havia alertado para o probabilidade de falta de energia, caso haja o carregamento de mais de 50 ônibus do tipo padron, mais comum, na mesma rede (Leia no link abaixo).
Estudo da ANTP (Agência Nacional de Transportes Públicos), de outubro de 2023, aponta para a necessidade de adequações das redes de distribuição de energia elétrica nos bairros para que não falte luz na casa das pessoas que moram perto das garagens. As repercussões a respeito da eletrificação do transporte são amplamente discutidas no site especializado Portal Diário do Transporte.
Intitulado “Custos dos Serviços de Transporte Público por Ônibus Elétrico – Metodologia de Cálculo e Parâmetros”, o trabalho foi conduzido pelo professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Fernando Fleury Filho, e pelo Engenheiro Civil/Escola Politécnica/USP, Mestre em Transportes/UNICAMP e Consultor de Transporte, Rodrigo Eduardo Dias Verroni. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
“Enquanto para o ônibus a diesel o abastecimento é de tecnologia bem definida e largamente experimentada (bomba de combustível), cujo carregamento é muito rápido, os equipamentos de carregamento de veículos elétricos ainda estão em fase de amadurecimento tecnológico. A infraestrutura elétrica necessária para suportar o carregamento de baterias constitui um item de grande importância e difícil padronização. A depender da capacidade dos carregadores instalados e do número de veículos que estarão em processo de recarga de forma simultânea, a reforma dos sistemas elétricos poderão implicar a implantação de subestações de média capacidade que demandarão autorizações específicas, projetos particularizados, análise da rede de transmissão,
além dos custos dos equipamentos em si”, diz o documento.
Ao Podcast do Transporte, Fleury Filho disse que a transição deve ser feita “de forma gradual e entendendo os próprios limites sobre a eletrificação da frota. Limites que por um lado vem exatamente da criação de uma margem de segurança para que os serviços possam ser sempre prestados com a qualidade necessária. Limites estabelecidos sobre a própria capacidade de geração e distribuição de energia, para que a gente evite riscos de desabastecimento pela forte demanda que uma eletrificação representaria para toda a capacidade de produzir e distribuir energia. Essa foi, infelizmente, uma aprendizagem na prática sobre uma das vertentes, mas que de certa forma alerta para o todo. A gente tem que planejar com muita cautela essa transição”, disse Fleury.
Segundo o especialista, a preocupação não pode ser confundida com ser contra ônibus elétricos, mas é acima de tudo preparar as cidades para que uma boa solução ambiental (mesmo não sendo a única), que é a eletrificação da frota do transporte coletivo, não seja prejudicada porque questões básicas não foram resolvidas.
O que dizem EDP e Prefeitura
A EDP, concessionária de energia elétrica que presta serviço na cidade de São José dos Campos foi procurada pela reportagem e se manifestou por meio de nota sobre o tema, dizendo que está à disposição da Prefeitura para conversar sobre a demanda da eletrificação da frota de ônibus.
“A EDP informa que que acompanha o caso e se colocou à disposição da Prefeitura Municipal de São José dos Campos para orientação e tratativas”, disse a EDP.
A Prefeitura de São José dos Campos também foi procurada, mas ainda não se manifestou a respeito de tema tão relevante para a população joseense.
*Foto de Capa: Claudio Vieira/PMSJC
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