VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

São José dos Campos e Jacareí registram novos casos de varíola dos macacos

Advertisement

São José dos Campos e Jacareí registram novos casos de varíola dos macacos. A comunicação foi feita pelas secretárias municipais de saúde na última terça-feira (02/08) e nesta quinta-feira (04/08). É o quarto caso da doença em São José e o segundo em Jacareí, as duas únicas cidades da Região Metropolitana do Vale a registrar a varíola dos macacos.

Em São José dos Campos o novo caso da doença trata-se de um homem, morador da cidade e com histórico de viagem para Pindamonhangaba. O paciente não teve necessidade de internação e isolamento domiciliar.

Entre no Grupo de Whatsapp Geral de Notícias do Vale 360 News

Entre no Grupo de Whatsapp em São José dos Campos do Vale 360 News

Em Jacareí, o segundo caso foi confirmado na terça-feira (02/08) e é um homem, que viajou a São Paulo e teve contato com uma pessoa infectada.

O que a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos ou varíola símia é um vírus que infecta roedores na África, e macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o homem. A infecção possui sintomas bem similares à varíola humana, porém com baixas taxas de transmissão e de letalidade.

Quais são os sintomas da varíola dos macacos?

Os sintomas mais comuns da doença são febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares e sintomas parecidos com resfriado ou gripe. Há também lesões cutâneas, manchas vermelhas, aparecendo incialmente na face e que depois se espalham pelo corpo. Elas são acompanhadas de coceira e aumento dos gânglios cervicais. As erupções na pele geram cascas e a pessoa transmite a doença até que as cascas dos ferimentos caiam.

Qual o tempo de incubação do vírus da varíola dos macacos?

O intervalo entre o momento em que a pessoa é contaminada pela varíola do macaco até o aparecimento dos primeiros sintomas é de 5 a 21 dias.

A varíola do macaco tem cura?

Tem. O próprio organismo se encarrega de eliminar o vírus, sem intervenção alguma. O que é preciso ser feito é controlar e quebrar as cadeias de transmissão por meio de orientação e isolamento para reduzir as pessoas infectadas.

A vacina contra varíola humana protege contra a varíola dos macacos?

Sim. Estudos apontam que em até 85% dos casos a vacina pode ser eficaz, porque o vírus pertence a mesma família e, desta forma, existe uma forma de proteção cruzada.

A varíola dos macacos pode matar?

Pode, mas o risco é baixo.

caso-de-variola-do-macaco
Foto: Istock

Leia mais