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Produção na Alston Taubaté entra em nova fase e prevê até 700 empregos em 2023

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Produção na Alston Taubaté entra em nova fase e prevê até 700 empregos em 2023. As vagas serão preenchidas no primeiro trimestre de 2023. O cronograma da empresa foi divulgado no dia 26 de julho. As novas vagas foram anunciadas na expansão da fábrica no ano passado. A expansão tem investimentos de R$ 76 milhões em modernização e adaptações na unidade. No local serão produzidos 170 novos trens, que irão atender diversas cidade em todo o mundo.

Do total de 700 novos funcionários, que serão contratados, 600 já passam por capacitação no Senai Taubaté. Destes, 230 já concluíram a qualificação, segundo a Alston Taubaté.

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O que diz o Sindicato dos Metalúrgicos a respeito das contratações pela Alston Taubaté?

O vice-presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Fabiano Uchoas, afirmou que diante da crise econômica que o Brasil atravessa o investimento e a geração de empregos na Alstom significa um fôlego.

“Principalmente por representar um trabalho qualificado que tem salários melhores.” Uchoas destacou a importância da ampliação da Alstom para o mercado de trabalho de Taubaté. “Esses projetos garantem estabilidade da empresa pelos próximos seis a oito anos.”

Produção da Alston Taubaté

A Alstom Taubaté iniciou a produção dos trens que prestarão serviço nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, em São Paulo (SP). As primeiras caixas, que dão origem aos primeiros carros, já foram concluídas. No total serão produzidos 36 trens de oito carros.

Eles fazem parte do pacote de melhorias e obrigações assumido pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção por 30 anos de ambas as linhas de trens metropolitanos.

As novas composições em produção na Alstom são mais leves, com menor consumo de energia, janelas amplas e corredores que oferecem liberdade de movimento entre os carros. Cada trem terá capacidade para transportar até 2.500 passageiros.

A nova frota operará com a solução de Controle Automático de Trem (ATC), que é responsável por garantir a condução do trem dentro dos limites de velocidade. Além disso, o sistema controla de forma automática o movimento dos trens, abrangendo a partida das estações, a manutenção de velocidade, a parada nas plataformas, a abertura e fechamento das portas e a modificação da performance da viagem.

Alstom Taubaté

A unidade industrial da Alstom Taubaté foi inaugurada em 2015 para a produção dos carros para o VLT carioca, que foram fabricados em tempo recorde para as Olimpíadas no Brasil. Após a conclusão do contrato do VLT, a unidade foi responsável pela produção dos carros do NS16 para o Metrô de Santiago, no Chile.

Agora, com os atuais investimentos e após a transferência das atividades e de boa parte da instalação da antiga unidade da Alstom Lapa, a Alstom Taubaté passa a ter a infraestrutura para se tornar referência no mercado latino-americano.

Atualmente, a Alstom Taubaté tem sob responsabilidade os seguintes projetos:

– Linhas 8 e 9 da ViaMobilidade: 36 trens Metropolis, com 8 carros cada.

– Linha Universidades 6-Laranja de São Paulo: 22 trens Metropolis, com 6 carros cada (contrato com Acciona).

– Linha 7 Metrô de Santiago, Chile: 37 trens Metropolis, com 5 carros cada.

– Linha 5, Metrô de Bucareste, na Romênia: 13 trens Metropolis, sendo 78 carros ao todo.

– Wanda ZS Line, metrô de Taipei, em Taiwan: 35 trens Metropolis, com 4 carros cada.

– Segunda Fase da Linha 2 Circular de Taipei, em Taiwan: 29 trens Metropolis, com 4 carros cada.

*Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté

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Foto: Sindmetau

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