"

VALE 360 NEWS – NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

As principais notícias do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em destaque

WhatsApp vai permitir proteger conversas com senha ou biometria

Advertisement

Os itens mais vendidos da Amazon e que você pode ter

Desde livros de sucesso e eletrônicos de ponta até utensílios de cozinha e moda, a Amazon tem algo para todos os gostos e necessidades. A Amazon é o lugar para encontrar os produtos mais vendidos e populares. Eletrônicos, produtos para casa e cozinha, livros e moda e acessórios. Com opções para todos os tipos de compradores, a Amazon é o lugar perfeito para encontrar tudo o que você precisa, e muito mais.

WhatsApp vai permitir proteger conversas com senha ou biometria. A novidade foi anunciada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em uma postagem no Facebook nesta segunda-feira (15/05). Essa é uma introdução de camada adicional de segurança para proteger conversas íntimas ou privadas e já era esperada há muito tempo pelos usuários. Chamado de “Proteção de Conversas”, esse recurso permite proteger mensagens específicas contra acesso não autorizado por terceiros.

A ferramenta permite criar uma pasta exclusiva que só pode ser acessada usando a senha ou a biometria do dispositivo. Ela funciona como um cofre digital para evitar que pessoas que tenham acesso ao número do seu WhatsApp vejam o conteúdo de uma conversa específica. Além do conteúdo em si, as notificações da conversa também são automaticamente ocultadas. Isso significa que as conversas protegidas só serão visualizadas quando o proprietário do dispositivo seguir um caminho mais longo: abrir o aplicativo, desbloquear a pasta e acessar a conversa.

De acordo com o WhatsApp, essa funcionalidade é especialmente útil para aqueles que precisam compartilhar o telefone com familiares ou amigos. É uma maneira de evitar que outras pessoas vejam mensagens de um interesse amoroso, do chefe ou de uma festa surpresa, por exemplo.

Como ativar a proteção

Para ativar a Proteção de Conversas no WhatsApp, basta tocar no nome da pessoa ou grupo, procurar pela opção de bloqueio e o chat desaparecerá imediatamente da tela principal. Para visualizar a conversa protegida, você precisará tocar no ícone de cadeado com a frase “Conversas Protegidas” e deslizar lentamente a tela para baixo na caixa de entrada do WhatsApp para que o local apareça.

Caso você mude de ideia, basta selecionar novamente o chat desejado na pasta secreta e desmarcar a opção de proteção. Como o processo de inclusão de segurança é rápido, é possível que essa ferramenta se torne popular para evitar bisbilhoteiros.

Esse recurso já havia sido visto em fase de testes algumas vezes, sendo a mais recente em 26 de abril, quando foi identificada uma configuração para apagar o histórico caso alguém tente acessar uma conversa protegida.

É importante ressaltar que a proteção se aplica apenas ao celular, o que significa que as conversas sincronizadas com o PC e tablet, por exemplo, permaneceriam expostas. É possível que uma futura atualização, a multiplataforma resolva esse problema, assim como ocorreu com as mensagens arquivadas no passado, mas isso não é garantido.

Por esse motivo, é recomendado não usar o mensageiro para trocar mensagens comprometedoras ou fotografias íntimas. Aqueles que utilizam a biometria têm uma camada extra de proteção, pois esse método é mais seguro do que a combinação de login e senha, mas ainda assim apresenta riscos.

No futuro, o WhatsApp pretende adicionar toques de personalização na Proteção de Conversas, como dispositivos adicionais e senhas exclusivas, diferentes daquelas usadas para bloquear o celular. Essa última seria uma forma de evitar que alguém que tenha conhecimento de sua senha acesse as conversas protegidas.

Na semana passada, o mensageiro anunciou suporte para enquetes de voto único e legendas em documentos.

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado (a). Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp as principais notícias do Vale do Paraíba. É simples, aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.